O Protocolo TCP O TCP é um protocolo da camada de transporte confiável que tem por objetivo garantir que os dados são integralmente transmitidos para os hosts de destino corretos, na sequência pelo qual foram enviados.
O processo de estabelecimento de conexões TCP se dá da seguinte forma: O host que quer iniciar a conexão, que normalmente é o cliente, envia um segmento com a flag SYN ativada, especificando a qual número de porta no servidor de destino ele quer se conectar, juntamente com o número de sequência inicial (Seq ISN).
As características do protocolo TCP são entregar ordenadamente os datagramas provenientes do protocolo IP, verificar a onda de dados para evitar uma saturação da rede, formatar os dados em segmentos de comprimento variável para entregá-los ao protocolo IP, permitir o multiplex dos dados, ou seja, fazer circular ...
A principal diferença entre TCP e UDP é a velocidade, já que o TCP é comparativamente mais lento que o UDP. No geral, o UDP é um protocolo muito mais rápido, simples e eficiente; no entanto, a retransmissão de pacotes de dados perdidos só é possível com TCP.
O Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) é o aplicativo TCP/IP mais comumente usado, pois transfere páginas da web de um servidor para um navegador. Além das aplicações em tempo real do protocolo TCP/IP, existem outras.
28 curiosidades que você vai gostar
O protocolo é como uma linguagem utilizada para fazer dois computadores ou um computador e um dispositivo (como o CLP) conversarem entre si. Antes de ir mais afundo neste tutorial, é recomendado que você saiba como funciona o modelo OSI, que é fundamental para entender como o protocolo TCP-IP funciona.
Como funciona o UDP
Quando o protocolo UDP é acionado, ele simplesmente manda informações a um destinatário, sem se preocupar se elas foram recebidas devidamente — em caso de erros, simplesmente ocorre o envio do próximo pacote programado pelo sistema, e os anteriores não podem ser recuperados.
O protocolo UDP
Isso significa que, através da utilização desse protocolo, pode-se enviar datagramas de uma máquina à outra, mas sem garantia de que os dados enviados chegarão intactos e na ordem correta. Além do mais, o UDP é um protocolo que não é voltado à conexão.
Simples, pelo número da porta que cada um utiliza. Por exemplo, se você está usando um programa de FTP (File Transfer Protocol), a conexão à internet é feita pela porta TCP 21, que é uma porta convencionada a este protocolo.
Algumas das principais características do UDP (User Datagram Protocol): Diferente do TCP ele não é orientado à conexão; Não é confiável como o TCP, ele não garante a entrega completa dos dados; É preciso que dividamos manualmente os dados em datagramas (entidades de dados);
O TCP/IP (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede.
...
A camada de redeDados (Aplicação);Segmento (Transporte);Pacote (Rede);Quadros (Enlace); e.Bits (Física e LLC que é sub-camada de enlace).
O TCP/IPComparação com modelo OSI. Comparativamente ao modelo OSI, pode-se observar como se relacionam as 4 camadas TCP/IP e suas funções:Aplicação (Camada 4) ... Transporte (Camada 3) ... Internet ou Rede (Camada 2) ... Enlace ou Física (Camada 1) ... Características do TCP. ... Características do IP.
Quando dois hosts se comunicam usando o TCP, uma conexão é estabelecida antes que os dados possam ser trocados. Depois da comunicação ter sido completada, as sessões são fechadas e a conexão é encerrada.
É possível encerrar a conexão através de um aperto de mão de três vias. Quando o cliente não tem mais dados para enviar, ele envia um FIN ao servidor. Se o servidor também não tem mais dados para enviar, ele pode responder com ambas as bandeiras FIN e ACK definidas, combinando duas etapas em uma.
TCP/IP significa protocolo de controle de transmissão/protocolo da internet (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). TCP/IP é um conjunto de regras padronizadas que permitem que os computadores se comuniquem em uma rede como a internet.
Como dito anteriormente, o protocolo UDP é simples se comparado ao TCP, então somente alguns protocolos utilizam o UDP para transporte de dados que são: o TFTP (Trivial File Transfer Protocol), SNMP (Simple Network Management Protocol), DHCP (Dynamic Host Control Protocol), DNS (Domain Name Service).
HTTP é um protocolo (protocol) que permite a obtenção de recursos, como documentos HTML. É a base de qualquer troca de dados na Web e um protocolo cliente-servidor, o que significa que as requisições são iniciadas pelo destinatário, geralmente um navegador da Web.
A grande vantagem do protocolo UDP em relação ao TCP é que ele é rápido, não causa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação de um ponto a outro ponto e de um ponto a vários outros pontos.
O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente (ou de qualquer modo).
Estrutura do Segmento UDP. O segmento UDP contém quatro campos de cabeçalho com 16bts cada, como mostrado no figura abaixo. A porta da fonte é um campo opcional que permite ao destinatário identificar o processo no remetente (demultiplexação) e a porta de destino identifica o processo de destino do segmento UDP.
O DNS usa TCP para transferência de zona e UDP para nome e consulta regular (primário) ou reverso. O UDP pode ser usado para trocar pequenas informações, enquanto o TCP deve ser usado para trocar informações maiores do que 512 bytes.
A camada de transporte, Modelo TCP/IP, é a camada responsável pela transferência de dados entre duas máquinas, independente da aplicação usada e do tipo, topologia ou configuração das redes físicas existentes entre elas.
A garantia oferecida pelo TCP se baseia nas suas verificações. Além de enviar os pacotes, o protocolo verifica se ele chegou ao destinatário e na sequência exata. Aliás, falamos em sequência porque o TCP/IP envolve os chamados datagramas, que são fragmentos de uma informação que transita pela rede.
Dentre os protocolos de roteamento mais usados, pode-se citar o RIP (Route Information Protocol), o OSPF (Open Shortest Path First) e o BGP (Border Gateway Protocol). O endereço usado no Protocolo da Internet é o endereço IP.
Como é calculada a nota de corte da Fuvest?
Como buscar en Google dentro de una página web?
Quantos bimestre tem um ano escolar?
Qual é a natureza jurídica do processo penal?
O que é procrastinar e como pode atrapalhar no ambiente de trabalho?
Como saber minha universidade?
Quantos CM tem uma chave de fenda?
Como montar um look despojado?
Como tem que fazer um grupo de intercessão?
Como buscar revistas para publicar?
Como devo me vestir para uma festa dos anos 60?
Como agir em casos de alienação parental?
Como fazer montagem de fotos para imprimir?
Como se pega o vírus pé mão e boca?
Como fazer uma queixa contra um advogado?
Como montar looks com tênis branco?
Como transformar um quarto em um estúdio?
Quais os procedimentos para produzir um feno de boa qualidade?