Tensão elétrica é a força que empurra a corrente elétrica. Ela é conhecida popularmente como voltagem. A medida que representa a tensão elétrica é o Volt (V). Uma dúvida muito comum na hora de comprar eletrodomésticos e eletroeletrônicos é qual voltagem escolher.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.
Volt: uma unidade de tensão elétrica A explicação técnica diz que um Volt (representado sempre pelo símbolo “V”) é equivalente ao potencial de transmissão de energia (medido em Joules) dividido pela carga elétrica (medida em Coulombs) entre dois pontos distintos.
Usamos a medida Ampere (A) para medir a corrente elétrica. A medida Volts (V) é relacionada à tensão elétrica.
Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país. “A escolha do sistema de 110 volts ou de 220 volts dependeu do país […] Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas.
220 volts Qual é a tensão com manutenção mais barata? É a 220 volts – pelo menos para os concessionários. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final.
No Brasil a voltagem é bem diversificada. Se possível, escolha aparelhos bivolt, ou seja, que funcionam em ambas as tensões. Celulares e computadores são os exemplos mais comuns, mas muitos outros aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos já são comercializados em versões bivolt.
Para isso, é só multiplicar o número de volts por amperes. Por exemplo: Com 12 volts e 30 amperes temos 360 watts (12*). Quanto maior for o número de watts, maior será a potência do aparelho ou dispositivo. Uma fonte de 600 watts é mais potente que uma de 400 watts, o que permite alimentar um computador mais parrudo.
Qual a diferença entre volts e amperes? Quando se fala em energia elétrica, é comum a confusão entre estas duas unidades de medida. Veja qual a diferença entre elas. É comum entre as pessoas, até mesmo entre técnicos, fazer confusão entre tensão e corrente, misturando volts e amperes.
Procure saber a voltagem das tomadas do imóvel e observe na indicação do produto que você quer comprar se ele é para uma instalação de 110V ou 220V. Antes de viajar, pesquisa qual a voltagem utilizada na região. No Brasil a voltagem é bem diversificada. Se possível, escolha aparelhos bivolt, ou seja, que funcionam em ambas as tensões.
O que fazer depois do término?
Qual o prazo de validade do feijão?
Para que serve o Protovit Plus para pássaros?
Qual é o preço de um pássaro curió?
Como simular rescisão no eSocial?
Como solicitar termo de Quitacao Caixa?
Quantos pontos são necessários para passar na USP?
Qual a diferença do câmbio automático para o automatizado?
O que é um sinônimo de uma palavra?
Quais as maiores empresas de marketing digital do Brasil?
O que uma pessoa com cirrose hepática pode comer?
Quem eram os jesuítas E o que eles faziam?
Qual promoção da TIM dura 30 dias?
Quanto tempo a vacina pode ficar na geladeira?