O Reator UASB é uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica. Consiste em uma coluna de escoamento ascendente, composta de uma zona de digestão, uma zona de sedimentação, e o dispositivo separador de fases gás-sólido-líquido.
Os UASB são reatores de manta de lodo no qual o esgoto afluente entra no fundo do reator e em seu movimento ascendente, atravessa uma camada de lodo biológico que se encontra em sua parte inferior, e passa por um separador de fases enquanto escoa em direção à superfície.
Dimensionamento do Reator UASB. Base. 18,5 m. Largura. 18,5 m.Velocidades Superficiais. Média. 0,5794 m/h. Máxima Diária 0,6748 m/h. Máxima Horária 0,9609 m/h.Carga Volumétrica. Hidráulica Média. 2,528 m³/m³.dia. Hidráulica Máx. Diária 2,945 m³/m³.dia. Hidráulica Máx. Horária 4,193 m³/m³.dia.
No reator anaeróbio de manta de lodo o efluente entra pela parte inferior em fluxo ascendente. Passando através de um leito de lodo denso e de elevada atividade. ... A estabilização da matéria orgânica ocorre em todas as zonas de reação (leito e manta de lodo).
O Reator UASB é uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição anaeróbia da matéria orgânica. Consiste em uma coluna de escoamento ascendente, composta de uma zona de digestão, uma zona de sedimentação, e o dispositivo separador de fases gás-sólido-líquido.
31 curiosidades que você vai gostar
Atualmente, os reatores UASB se tornaram realidade no Brasil e no mundo, devido às várias vantagens apresentadas, como a remoção de cerca de 70% da matéria orgânica e a menor produção de lodo resultante de um processo anaeróbio.
Funcionamento. O Reator Aeróbio promove a digestão e minimização da carga orgânica. A biomassa que se forma nos reatores utilizará a matéria orgânica como substrato (alimento) para se desenvolver.
O filtro anaeróbio é um tanque contendo material de enchimento que forma um leito fixo. Na superfície do material de enchimento ocorre a fixação e o desenvolvimento de microorganismos na forma de biofilme ou flocos.
O reator biológico, no caso dos lodos ativados, mantém uma biomassa suspensa que é responsável pelo processo de tratamento. Essa biomassa deve ser separada da fração líquida em um decantador secundário. Parte dela retorna para o reator aeróbio e parte vai para o descarte de lodo.
Para o dimensionamento de uma ETE, deve-se conhecer a temperatura média no mês mais frio do ano (temperatura crítica para o dimensionamento). De acordo com a Tabela 3, a temperatura crítica será de Tºmín = 17,6 ºC.
1. Cálculo do tempo de detenção (Td) em uma câmara: Td=Tf/n, em que n é o número de câmaras em série 2. Cálculo do volume de 1 câmara: V= Q x Td. (No caso, Q =Q/(número de linhas de floculação).
Carga orgânica volumétrica - COV COV = Q x DQO / V 2,29 Kg DQO/m3.
O Reator UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), é também conhecido como: RAFA (Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente) de alta eficiência. O processo do UASB consiste, essencialmente, de um fluxo ascendente de efluente por meio de um leito de lodo denso e de elevada atividade microbiana.
O tratamento biológico é uma das alternativas mais econômicas e eficientes para a degradação da matéria orgânica de efluentes biodegradáveis. Nesse processo ocorre a ação de agentes biológicos como bactérias, protozoários e algas. Essa degradação pode ocorrer por meio do tratamento biológico aeróbio e anaeróbio.
Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.
O sumidouro consiste basicamente em um poço com paredes permeáveis e um enchimento com pedra britada. A segunda opção é usar um FILTRO ANAERÓBIO logo após a fossa séptica quando se tem o lençol freático muito alto (perto do solo).
O sistema fossa séptica e filtro anaeróbio é uma opção de tratamento de esgoto doméstico em locais sem acesso a coleta e tratamento coletivo de esgoto.
Cálculo do volume útil do filtro anaeróbio:
V = 1,6 x N x C x T V = 1,6 x 200 x 50 x 0,75 = 12.000 litros.
A Demanda Química de Oxigênio (DQO) ou Chemical Oxygen Demand (COD), é a quantidade de oxigênio necessária para decompor quimicamente a matéria orgânica enquanto a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) ou Biochemical Oxygen Demand (BOD) é a quantidade de oxigênio necessária para fazer isso biologicamente por meio de ...
A lagoa anaeróbia é caracterizada por utilizar uma área pequena, se comparada à lagoa facultativa, e por todo processo de digestão de matéria orgânica ocorrer em ambiente anaeróbio, ou seja, na ausência de oxigênio. Esse estado é alcançado devido ao consumo de oxigênio ter taxa superior ao de produção dentro da lagoa.
Neste tipo de lagoa se introduz oxigênio no meio líquido através de um sistema mecanizado de aeração. Os aeradores superficiais criam turbulências necessárias para o oxigênio contido na atmosfera adentre ao meio líquido, garantindo, assim, oxigenação para os microrganismos que estão na lagoa.
Sistema Separado - o esgoto pluvial fica separado do esgoto doméstico e industrial. É o sistema usado no Brasil.
Os separadores trifásicos (STF) têm a função de separar as fases gasosa, sólida e líquida, de forma a garantir condições para: i) a sedimentação das partículas que se desprendem da manta de lodo; ii) a coleta dos gases formados durante a digestão anaeróbia da matéria orgânica; e iii) a coleta do efluente líquido ...
Dentre os métodos descritos, o tratamento anaeróbio é o mais utilizado no Brasil.
Qual a classe Farmacologica do salbutamol?
Como calcular a raiz cúbica na calculadora do celular?
Qual é o fato gerador do COFINS?
Quanto tempo a sibutramina começa a fazer efeito no organismo?
O que são produtos frutos pertenças e benfeitorias?
Como conseguir certidão de nascimento da Itália?
Quantas claras de ovo tem que comer por dia?
O que é uma competência privativa?
Como surgiu o Realismo na Europa?
O que é método clínico na psicologia?
Como vestir o bebê nos primeiros dias?
Qual a importância econômica dos anelídeos?