Como funciona o tratamento de resíduos em um aterro sanitário?

Pergunta de Alice Costa em 23-09-2022
(41 votos)


Como funciona o tratamento de resíduos em um aterro sanitário?

O seu funcionamento é basicamente assim:

  1. A base do aterro é constituída por um sistema de drenagem de chorume;
  2. A base deve estar em cima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade (PEAD), em cima de uma camada de solo compactado para evitar que haja vazamento de líquidos para o solo.

Qual deve ser a finalidade correta para o chorume?

Chorume de composteira Na composteira, o chorume resulta da decomposição de matéria orgânica pura. Por isso, ele não é tóxico e pode ser utilizado como fertilizante de solo e pesticida natural. A transformação do resíduo em húmus, ou adubo orgânico, é feita por seres detritívoros e decompositores, como as minhocas.

Como é feito o tratamento de resíduos sólidos?

Como o nome sugere o tratamento é feito usando processos físicos em usinas de triagem para separar ou reduzir o tamanho dos resíduos. Podem ser usadas técnicas de quebra, trituração ou aglomeração para posterior classificação, separação ou compactação.



O que acontece com o lixo que produzimos?

Lixões: acúmulo de lixo a céu aberto. Libera gases, como o metano, sem nenhum tipo de controle, enquanto o chorume, líquido tóxico gerado pela decomposição de detritos, contamina o solo e pode chegar ao lençol freático. Atrai também animais e insetos, aumentando a transmissão de doenças e prejudicando a fauna.

Qual o impacto que a manutenção de aterros provoca no meio ambiente?

Impactos ambientais: poluição do meio ambiente como vazamentos de líquidos e gases; contaminação dos lençóis freáticos e aquíferos; riscos aos animais selvagens; Limite de quantidade de camadas de lixo; Presença de ratos, moscas e transmissão de doenças; Alto custo econômico na implantação e na manutenção.

Como é composto o aterro sanitário?

O Aterro Sanitário é composto por resíduos domésticos, comerciais, industriais, de construção e também com origem nos resíduos gerados no esgoto.



Como funciona a gestão dos aterros sanitários?

A gestão dos aterros sanitários deve seguir a norma ABNT NBR 8419/1992, de forma que a sua vida útil seja de no mínimo dez anos. Após o encerramento das atividades, o aterro deve ser monitorado por mais dez anos, pois a produção de chorume e de gases tóxicos continua acontecendo. A gestão eficiente é muito importante, e algumas boas práticas são:

Qual a importância do aterro sanitário para a saúde?

No entanto, nem sempre isso é possível, pois em várias cidades do Brasil ainda há o descarte desses resíduos em lixões. Essa prática polui o solo e até mesmo lençóis freáticos. É necessário entender a importância do aterro sanitário para a preservação do meio ambiente e para melhorar as condições de saúde da população brasileira.

Qual o impacto negativo do aterro sanitário?

Outro impacto negativo do aterro sanitário é sobre o social e econômico, já que as áreas próximas são desvalorizadas, além da baixa qualidade de vida da população que vive em seu entorno. Como minimizar riscos ambientais com a gestão de resíduos adequada?






Outras questões

O que faz a hemoglobina?

Para que serve umidificador de ambiente?

Como saber quem é o seu anjo da guarda?

Quanto ouro?

O que é dte?

O que quer dizer ativista?

Como falar com o chefe sobre problemas?

O que são objetivos de uma empresa?

Por do sol plural?

O que é valor preditivo positivo?

Como conseguir mais seguidores no instagram?

O que significa 1k?

O que faz um coordenador tecnico?

O que significa sonhar com cobra branca?

O que é lifting de mama?

O que é linguistica?

Quanto ganha um senador nos estados unidos?

Quanto gastamos de agua por dia?

O que são recursos?

Como cheirar bem?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com