O SUS, que é o Sistema Único de Saúde no Brasil, foi criado em 1988 junto com a Constituição Federal. Com ele, os cidadãos brasileiros têm acesso gratuito a atendimento médico e diversos outros serviços relacionados à saúde, tais como transplantes, internações e até mesmo cirurgias.
O Sistema Único de Saúde, o SUS, é formado pelo conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
Considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo, o SUS beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros e realiza por ano cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos.
Desta forma, o atendimento pelo SUS acontece em três níveis de atenção: no primeiro, estão as Unidades Básicas ou Postos de Saúde, a “porta de entrada” ao SUS, onde são marcadas consultas e exames e realizados procedimentos menos complexos, como vacinação e curativos; no segundo, entendido como de média complexidade, ...
Isso comprova que é economicamente impossível uma empresa estatal ser mais eficiente que uma empresa privada. Ademais, o SUS não possui motivos lógicos para atender a demanda por saúde, é apenas um monopólio estatal que fornece saúde de maneira ineficiente com a justificativa de ser ”pública e gratuita”.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Princípios do SUS: doutrinários
O Projeto de Lei 4431/20 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir a realização, em até 15 dias, de consultas agendadas pelo usuário com profissionais de saúde. O prazo máximo de espera cai para 3 dias se o agendamento for para idoso, doente crônico, gestante ou pessoa com necessidade especial.
Veja o Enunciado 98 do Fórum Nacional de Saúde: É considerada excessiva a espera do paciente por tempo superior a 100 (cem) dias para consultas e exames e 180 (cento e oitenta) dias para cirurgias e tratamento.
Como funciona o SUS? Entenda como funciona o SUS, o Sistema Único de Saúde, sistema gratuito de atendimento à saúde de mais de 200 milhões de brasileiros.
Os segundos devem acompanhar os gastos e fiscalizar as aplicações e podem, inclusive, não aprovar o relatório de gestão apresentado pelo Ministério da Saúde. Fila, demora para marcação de exames e dificuldade de acesso a tratamentos são alguns dos problemas do SUS, mas há meios de enfrentá-los.
A grande maioria dos brasileiros, mesmo os que têm planos de saúde, irá fazer uso do SUS (Sistema Único de Saúde) pelo menos uma vez na vida, seja pelo Programa Nacional de Imunização ou para obter acesso ao tratamento de aids, em centrais de transplantes ou hemocentros.
Como solicitar senha posto fiscal?
Como funciona Drive-in cinema?
O que acontece com o ciclo do vento?
Como funciona o circuito elétrico em série?
Quem tem direito ao cartão alimentação da prefeitura?
Não foram respeitados os limites dos estados?
Como deve ser o piquete e a pastagem para alimentação das éguas?
Como ocorre a demarcação de terras no Brasil?
O que faz um vagalume brilhar?
Quais efeitos colaterais do ácido hialurônico?
Porque utilizar a fitoterapia no SUS?
Como foram escolhidos os mascotes das Olimpíadas?
Como Exu Caveira se manifesta?
Como ocorreu o surgimento da imprensa?