O sistema nervoso dos anfíbios tem como principal órgão o encéfalo. Apresentam boa visão, com exceção das cobras-cegas, e tato em toda superfície corporal. O seu sistema olfativo apresenta narinas e os órgãos de Jacobson, no teto da cavidade nasal. Em sua língua se encontram botões gustativos.
O olfato dos anfíbios possui um sistema acessório chamado órgão vomeronasal (órgão de Jacobson). A informação do olfato é recebida pelo epitélio das narinas e pelo epitélio sensorial do órgão de Jacobson através de um orifício na parte superior interna da boca dos anfíbios, as coanas.
Sistema excretor A excreção dos anfíbios ocorre através dos rins que são ligados a ureteres e a bexiga ligada a cloaca. O material excretado se diferencia a depender da fase da vida do animal: quando girinos excretam amônia, já quando adultos excretam ureia em água.
Sistema sensorial Já os outros anfíbios adultos usam o olfato (canais nasais se abrem na cavidade bucal), audição (ouvido interno com membrana timpânica), além da visão (olhos com pálpebras e glândulas lacrimais) para captar os acontecimentos. A pele dos anfíbios produz secreções utilizadas para defesa.
Além disso, possuem um sistema nervoso constituído por encéfalo e nervos que saem da medula espinhal. Apresentam um sistema sensorial com grandes adaptações, como os órgãos de Jacobson, que possuem função olfativa, e as fossetas loreais, que conseguem captar o calor, ajudando, assim, na localização das presas.
Pele úmida e lisa, glandulífera e sem escamas externas, apta para a respiração cutânea (que nos anfíbios torna-se mais importante que a respiração pulmonar); ... Dentes pequenos e esqueleto em grande parte ossificado; São pecilotérmicos (animais de sangue frio);
anfíbios
Os anfíbios são seres vertebrados que fazem parte do reino animalia e classe amphibia. A maioria das espécies vive uma parte de sua vida na água e outra no solo. Por isso, recebe o nome anfíbio, que tem origem grega e significa amphi= ambos e bio= vida, ou seja, ambas as vidas ou ambos os meios.
O cérebro dos anfíbios é bem desenvolvido e dividido em três partes sendo cada uma responsável por um sistema sensorial (telencéfalo – olfato; mesencéfalo – visão; rombencéfalo – auditivo e equilíbrio).
O sistema digestivo desses animais começa pela boca, que é um tipo de fenda transversal. Seguindo a fenda encontramos uma cavidade bucal e, em seguida, a faringe. A língua dos Anfíbios é presa por uma extremidade anterior e, dessa forma, é protáctil, o que possibilita o movimento de projeção da língua para capturar o seu alimento.
Sistema circulatório Os anfíbios têm um coraçãocom dois átrios e um ventrículo. A circulação é chamada dupla, já que o sangue sai do coração pelas artériaspassa pelos órgãos, pelas veias vai para o pulmão e volta para o coração. Devido a respiração de alguns anfíbios ser cutânea, a pele deles é irrigada por inúmeros vasos.
Não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. Os anfíbios são animais vertebrados, pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica agrupados na classe Amphibia. A característica mais marcante dos anfíbios é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções.
Qual o whisky mais velho da Johnnie Walker?
O que não pode usar no ambiente de trabalho?
Qual a importância da Polícia Federal?
Qual a importância da mineração para a sociedade?
Quais são os crimes que admitem fiança?
Quantos artigos existem no Código de Trânsito Brasileiro?
Quais os sintomas de rejeição dos rins?
Quem são os finalista do The Voice 2020?
Como é a dor de um tumor cerebral?
Quantas vezes Lebron foi cestinha?
Quais as desvantagens de empreender no Brasil?
Qual a vida útil de uma estrutura de concreto armado?
Como deve ser a estrutura de um laboratório de análises clínicas?