O sistema ambulacrário ou hidrovascular é um conjunto de estruturas que permite a locomoção dos equinodermos, além de atuar na captura do alimento e na percepção tátil. Derivado do celoma, esse sistema, formado por tubos e ampolas, utiliza a força hidráulica para controlar os chamados pés ambulacrários.
Sistema ambulacrário, também conhecido por sistema ambulacral ou sistema hidrovascular, é um sistema exclusivo dos equinodermos, com funções na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na eliminação de fezes, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal.
O sistema ambulacrário, também conhecido como sistema vascular aquífero e sistema hidrovascular, é exclusivo dos equinodermos. Ele consiste em uma rede de canais preenchidos por um fluído similar à água do mar que se diferencia por possuir células, proteínas e íons potássio.
equinodermos
O sistema circulatório dos equinodermos é chamado de hidrovascular. Ele é formado pelos canais ambulacrais, pés ambulacrais e ossículos. A abertura externa do sistema se dá na parte dorsal do animal pelo madreporito.
A estrela-do-mar se movimenta usando centenas de patinhas tubulares situadas em sua parte inferior. Essas patas parecem pequenas pernas, e cada uma tem uma ventosa na ponta. As ventosas permitem ao animal se arrastar e aderir a superfícies íngremes.
Placa madrepórica é uma parte essencial do sistema de circulação nos equinodermes . Por meio dessa placa, também chamada placa de peneira, o equinoderme aspira a água do mar e subsequentemente a expele para alimentar seu sistema vascular.
Ambúlacro aberto (condição plesiomórfica) 14 Classe Echinoidea ouriços regulares CARACTERÍSTICAS sistema ambulacral Comunicação dupla entre ampola e pé Placas ambulacrais com perfurações pareadas Pés ambulacrais (cavidade septada longitudinalmente) Ventosas dos pés com anel calcário.
O sistema ambulacrário ou hidrovascular é um conjunto de estruturas que permite a locomoção dos equinodermos, além de atuar na captura do alimento e na percepção tátil. Derivado do celoma, esse sistema, formado por tubos e ampolas, utiliza a força hidráulica para controlar os chamados pés ambulacrários.
As estrelas-do-mar possuem células fotorreceptoras nas extremidades dos braços. Ocorre por difusão, entre a água do mar e a que ocupa o sistema ambulacrário. Nos pepinos-do-mar, há uma série de filamentos ao redor da boca, pelos quais passa o líquido celomático, que funcionam como brânquias.
Como por exemplo, o sistema esquelético, o tegumento, a simetria e, também, um sistema vascular curioso. E assim como os outros equinodermos, as estrelas do mar possuem um sistema de locomoção muito interessante. Uma das característica excêntricas das estrelas, como por exemplo, são a capacidade que elas possuem de regenerar.
Basicamente, as estrelas do mar podem se reproduzir de duas formas, ou de forma assexuada ou de forma sexuada. Portanto, caso a reprodução seja sexuada a fertilização será externa. Ou seja, a estrela-do-mar fêmea irá libertar os ovos na água, os quais em seguida serão fecundados pelo gâmeta masculino.
Como já se espera, as estrelas do mar vivem no mar. Até porque elas são bem sensíveis à luz e ao toque, a mudanças de temperatura e também a diferentes correntes marinhas. Portanto, elas não conseguem sobreviver fora da água ou em águas que não sejam salgadas, porém a grande maioria se encontra em mares de águas quentes.
Como saber se é mil ou milhões?
O que quer dizer a palavra pedestre?
Como reiniciar o IDE do Arduino?
O que é um popurri de músicas?
Como programar placa NEW back?
Como escreve planeta dos macacos?
Como esquentar churrasco no dia seguinte?
Como se escreve em inglês a palavra celular?
Como resetar o módulo de injeção do Tempra?
Como se escreve a expressão Pois é?
Qual é o certo por do sol ou pôr do sol?
O que fazer quando a presença de alguém te incomoda?