De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado ...
Na rede pública de saúde, existe o próprio Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que pode ser acessado pelo Sistema e-SUS Atenção Básica, que é o software médico gratuito para armazenar informações de pacientes.
Existem 3 tipos de prontuários eletrônicos disponíveis para uso em serviços de saúde e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), software que está sendo implantado pelo governo nas Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de integrar as informações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), é um importante passo no processo de digitalização de dados.
- O acesso às informações registradas no Prontuário SUAS é um direto das famílias que estão em atendimento/acompanhamento tanto no CRAS como no CREAS, entretanto, a guarda do Prontuário SUAS é de responsabilidade da unidade, do coordenador do equipamento e da equipe técnica de referência responsável pelo acompanhamento ...
O Prontuário SUAS tem como objetivo oferecer aos profissionais dos CRAS, CREAS e Unidade de Acolhimento um instrumento que auxilie e oriente a organização das informações relativas ao processo de acompanhamento das famílias e indivíduos.
Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.
Para entender melhor como funciona o prontuário eletrônico, confira as informações deste post. Vamos lá! O que é prontuário eletrônico? Trata-se de uma ferramenta para centralizar as informações do paciente, de forma a serem acessadas muito facilmente pelo médico, seja qual for a especialidade.
Os primeiros sistemas de prontuário eletrônico começaram a surgir nos Estados Unidos a partir dos anos 60. Naquela época, como os computadores não eram tão populares, o seu uso se iniciou através de grandes hospitais que possuíam parceiras com universidades, como Harvard.
Caso o sistema do prontuário eletrônico seja na nuvem, o PEP pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico com internet, como um computador, tablet ou smartphone. Assim, é possível ter rápido acesso às informações da última consulta do paciente, caso ocorra alguma emergência ou você realize atendimentos domésticos.
É importante enfatizar que o modelo e padronização de cada prontuário pode ser personalizado. A maioria dos prontuários eletrônicos são 100% personalizáveis, como o do iClinic, que também disponibiliza funcionalidades exclusivas para cada especialidade médica.
Qual é a pedra mais valiosa atualmente?
Como é chamada a linha horizontal do plano cartesiano?
O que fazer quando a micropigmentação fica muito escura?
O que é assédio moral psicológico?
Qual o gênero textual do trava língua?
Como é o início de um infarto?
O que são sonhos projeto de vida?
Qual o valor da multa pra quem tem gato na luz?
O que não pode fazer antes de cantar?
Quando recebo os dias trabalhados antes das férias?
Qual tipo de lazer ativo ou passivo?
Como fazer as missões do GTA Online?
Como fazer o cálculo de carga de iluminação?
Quem foi que descobriu os dinossauros?
Quais as principais mudanças que a população brasileira vem sofrendo nos últimos anos?
Porque os Orixás tem o rosto tampado?