De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado ...
Na rede pública de saúde, existe o próprio Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que pode ser acessado pelo Sistema e-SUS Atenção Básica, que é o software médico gratuito para armazenar informações de pacientes.
Existem 3 tipos de prontuários eletrônicos disponíveis para uso em serviços de saúde e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), software que está sendo implantado pelo governo nas Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de integrar as informações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), é um importante passo no processo de digitalização de dados.
- O acesso às informações registradas no Prontuário SUAS é um direto das famílias que estão em atendimento/acompanhamento tanto no CRAS como no CREAS, entretanto, a guarda do Prontuário SUAS é de responsabilidade da unidade, do coordenador do equipamento e da equipe técnica de referência responsável pelo acompanhamento ...
O Prontuário SUAS tem como objetivo oferecer aos profissionais dos CRAS, CREAS e Unidade de Acolhimento um instrumento que auxilie e oriente a organização das informações relativas ao processo de acompanhamento das famílias e indivíduos.
Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.
Para entender melhor como funciona o prontuário eletrônico, confira as informações deste post. Vamos lá! O que é prontuário eletrônico? Trata-se de uma ferramenta para centralizar as informações do paciente, de forma a serem acessadas muito facilmente pelo médico, seja qual for a especialidade.
Os primeiros sistemas de prontuário eletrônico começaram a surgir nos Estados Unidos a partir dos anos 60. Naquela época, como os computadores não eram tão populares, o seu uso se iniciou através de grandes hospitais que possuíam parceiras com universidades, como Harvard.
Caso o sistema do prontuário eletrônico seja na nuvem, o PEP pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico com internet, como um computador, tablet ou smartphone. Assim, é possível ter rápido acesso às informações da última consulta do paciente, caso ocorra alguma emergência ou você realize atendimentos domésticos.
É importante enfatizar que o modelo e padronização de cada prontuário pode ser personalizado. A maioria dos prontuários eletrônicos são 100% personalizáveis, como o do iClinic, que também disponibiliza funcionalidades exclusivas para cada especialidade médica.
O que pode ser vontade de urinar toda hora e não conseguir?
Quais são as substâncias secretadas pelo tecido adiposo Unilocular?
Qual o prazo para resposta da Ouvidoria do INSS?
Qual o BDI utilizado no Sinapi?
O que ler na Bíblia quando alguém estiver doente?
O que aconteceu com a mãe de Angelina Jolie?
Quais são os 5 tipos de consumidor que temos?
O que acontece se comer algo quente e beber água gelada?
Como saber se o casal é compatível para ter filhos?
Como calcular uma grandeza diretamente proporcional?
Como desfazer a atualização de um aplicativo no Android?
É possível reconstruir a cartilagem do joelho?
O que é transcender na Bíblia?
Quais são os tipos de alongamento e aquecimento?
O que fazer para ter mais fôlego para jogar futebol?