Omolu tem o rosto coberto por uma máscara de palha porque teve varíola. Orixá da saúde e da enfermidade e responsável por abrir os caminhos na vida das pessoas, ele recebe pipocas como oferenda, já que, na cultura do candomblé, esse alimento abre caminhos.
O chorão é um ornamento feito de miçangas ou contas que fica preso ao adê (coroa) de alguns Orixás: Iemanjá, Ieuá, Oxum, Oiá, Obá, Nanã e Oxalufã, para que estes não tenham os seus rostos vistos em público.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
E então Oxum com as mãos cheias de um pó brilhante foi até Exú e pediu para que ele adivinhasse o que tinha em suas mãos. Quando Exú chegou perto e fixou o olhar Oxum soprou o pó no rosto dele deixando-o temporariamente cego.
Há incorporação somente de entidades, mas o orixá não fala, não dá consulta, só dá o axé (benção). Somente o pai e/ou mãe de santo dão conselhos e consultas através do Ifá, dos búzios. Tem incorporação de entidades encarnadas, ou seja: de espíritos que já viveram na terra.
24 curiosidades que você vai gostar
A religião acredita nos orixás como espíritos ancestrais, que se comunicam com a terra por meio da incorporação de médiuns. Os trabalhos e assistências ocorrem enquanto os espíritos estão incorporados. Durante a incorporação, alguns orixás/espíritos fazem uso do tabaco e bebida por parte dos médiuns.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Usa um abebé (espelho de metal) nas mãos, uma alfange (adaga), por ser guerreira, e um ofá (arco e flecha) dourado, por sua ligação com Oxóssi.
– ÒSUN IJÍMU ou Ijimú, é outro tipo de Oxun velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa.
Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).
Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Como saber seu orixá pela data de nascimento? Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana.
Confira, a seguir, “os doze do candomblé”:Iemanjá Considerada a deusa dos mares e oceanos. ... Iansã Deusa dos ventos e das tempestades. ... Oxóssi. Deus da caça. ... Ogum. Deus da guerra, do fogo e da tecnologia. ... Omulu (ou Obaluiaiê) Deus da peste das doenças da pele. ... Nanã ... Ossaim. ... Oxumaré
Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.
Oxum é a orixá das águas, principalmente, as águas calmas e, devido a isso, essa divindade está muito ligada às emoções. Sua cor é o amarelo e ouro que demonstra toda a riqueza e abundância que Oxum traz consigo.
Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.
A tangerina, por exemplo, é uma fruta que deve ser evitada pelos filhos de Oxum. Contudo, não se sabe exatamente o porquê dessa proibição. Alguns relatam que a fruta é símbolo de Iansã, a primeira esposa de Xangô, que foi marido de Oxum. E, talvez, por isso, Oxum não goste da fruta em questão.
Animal de Oxum é a Abelha. Animais: Cabra , galinha, angolista, pombo, pata, bode castrado. Atuação : Amor, fertilidade. Axés : 8 e 16.
Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.
Elas são narcisistas demais para gostar mais do outro do que delas mesmas. Não são levadas por paixões arrebatadoras. Preferem a calma, o equilíbrio e a tranquilidade do amor. Guardam a sete chaves as traições de outros com relação a elas e – mesmo que não guardem mágoas – jamais perdoarão essas pessoas.
Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás. No conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota.
Conforme a Umbanda, o Exu Caveira é um orixá que tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.
Qual lixa mais grossa para madeira?
O que é data-base de um contrato de trabalho?
Quando surgiu o sistema capitalista no Brasil?
Quais são os tipos de certidão?
Porque o choque anafilático pode ser fatal?
Quantos kg de carne por pessoa por mês?
Como se diz família em Tupi-guarani?
Como fazer anestesia caseiro para dente?
Qual a função do sabonete antisséptico?
Quando começa a clarear o olho do bebê?
O que significa 4 semanas de gravidez?
Quais as características do treinamento desportivo?
Que cor fica bonito com cinza?
Qual é a diferença entre o xilema e o floema?
Quais são as figuras de pensamento?
Qual é o âmbito de aplicação do direito ao contraditório?