O sistema de pavimentação é composto por quatro etapas primordiais: o revestimento de base asfáltica, base, sub-base e o reforço do subleito. ...
São quatro camadas usadas para a criação da pavimentação asfáltica: revestimento de base, base, sub-base e reforço do subleito. O asfalto mais utilizado no Brasil é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), ele é produzido em pistas ou usinas.
Pavimentação: o procedimento em 5 etapas
Pavimentação de ruas é o processo de terraplanagem e estrutura de pavimento da base da rua ao revestimento, seja de concreto ou asfalto.
Quando uma rua vai ser asfaltada é necessário seguir uma série de procedimentos. A primeira medida é o estudo do nível, pois a rua deve estar na mesma altura que as casas. Depois que o estudo de nível é concluído, vem a etapa da limpeza e posterior terraplanagem do terreno.
Também chamado de CBUQ, é uma mistura normalmente composta de agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita), material de enchimento (Filler-cimento ou pó calcário) e ligante (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo.
O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento.
Tipos de pavimentação
Quando uma rua vai ser asfaltada é necessário seguir uma série de procedimentos. A primeira medida é o estudo do nível, pois a rua deve estar na mesma altura que as casas. Depois que o estudo de nível é concluído, vem a etapa da limpeza e posterior terraplanagem do terreno.
Os cidadãos podem solicitar pavimentação de sua rua, pessoalmente, por telefone ou por abaixo-assinado ao Núcleo de Atendimento ao Público (NAP) da Subprefeitura do bairro.
Uma boa pavimentação requer uma adequada estrutura, porém para que essa estrutura seja realizada da maneira correta algumas etapas no projeto são necessárias. O foco principal desse trabalho é definir tais etapas explicando a sua importância para o projeto final e bom funcionamento do pavimento.
O pavimento deverá proporcionar, por meio das melhores técnicas e sendo economicamente viável, a tranquilidade no deslocamento do veículo, a segurança em condições de pistas molhadas e o conforto ambiental aos ambientes do entorno (menor índice de ruídos).
Em termos conceituais, o pavimento poderá ser executado de diversas formas, a depender do projetista, do financiador da obra e das condições da via presente. Os pavimentos poderão ser conhecidos principalmente, como flexíveis, semirrígidos e rígidos, as quais características serão explicadas logo adiante.
PROVÁVEIS CAUSAS: Ação repetida das cargas do tráfego, compactação deficiente do revestimento, rigidez excessiva do revestimento em estrutura com elevada deflexação, deficiente no teor de ligante asfáltico e outros. Figura 13 – Estrutura de um pavimento flexível.
Como os gases industriais são obtidos a partir do ar atmosférico?
Qual é a função das artérias e das veias?
Qual o nome dos tecidos que formam o corpo humano?
Como são ocasionados fluxo de pessoas?
Como podemos classificar um átomo de carbono?
Quais são as linhas suplementares superiores e inferiores?
Quais são os órgãos de uma planta?
Como calcular altura comprimento e largura de um retângulo?
Como se dá a divisão do trabalho no capitalismo?
Como os nucleossomos são formados?
Como constitui a geografia das redes mundiais?
Como se formam os tempos compostos?