Artérias e veias são vasos sanguíneos que se diferenciam pelo seu papel no sistema cardiovascular e também por sua estrutura. As artérias garantem que o sangue seja levado do coração para outras partes do corpo, enquanto as veias garantem a condução do sangue dos tecidos periféricos para o coração.
Dessa forma, a parede dos vasos (artérias, veias e capilares) é formada por camadas de células e matriz intracelular, apresentando características particulares em função da resistência e esforço sobre a superfície de suas estruturas.
Os vasos sanguíneos são constituídos pelas túnicas íntima, média e adventícia. As túnicas nada mais são do que camadas em que há associação de diferentes tecidos. A seguir, veja algumas das principais características de cada uma das túnicas que formam os vasos sanguíneos.
É formada por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia.
Cada tipo de vaso sanguíneo desempenha uma função dentro do sistema circulatório. Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo.
Artérias tendem a ser mais elásticas que as veias, e os capilares são mais delgados. O sistema cardiovascular é formado pelo coração, artérias, veias e capilares, sendo esses três últimos denominados genericamente de vasos sanguíneos.
A linfa é composta por um líquido claro pobre em proteínas e rico em lipídios, parecido com o sangue, mas com a diferença de que as únicas células que contém são os glóbulos brancos que migram dos capilares sanguíneos, sem conter hemácias.
Veia | |
---|---|
Estrutura de uma veia, que consiste em três principais camadas. A camada mais externa é de tecido conjuntivo, chamado túnica adventícia; uma camada do meio de músculo liso chamada túnica média, e a camada mais interna alinhada com as células endoteliais chamada túnica íntima. | |
Latim | vena |
Sistema | Sistema circulatório |
Eles se formam com o endurecimento do sangue e são parte essencial da hemostasia (o cessamento da perda de sangue de um vaso danificado). Durante o processo, chamado de coagulação, a parede do vaso sanguíneo que foi rompido é coberta por um coágulo de fibrina para parar o sangramento e ajudar a reparar o tecido danificado.
Existem três tipos principais de vasos que fazem a circulação do sangue: veias, artérias e capilares. O sangue arterial, com oxigênio e nutrientes, é levado do coração para os tecidos do corpo e o sangue venoso, com gás carbônico e outros resíduos, vão do corpo para os pulmões. As artérias possuem paredes mais elásticas do que as veias.
Os vasos sanguíneos de calibre maior (artérias e veias) têm mais camadas celulares e paredes mais espessas. Enquanto os vasos de menor calibre são bem finos (arteríolas, vênulas e capilares), geralmente com uma só camada. As veias e artérias de grande calibre, possuem válvulas que evitam o refluxo sanguíneo.
No entanto, no mesmo vaso essas características variam ao longo do percurso, nem sempre é fácil distinguir um do outro. Eles se ramificam e vão se tornando mais finos, o que acontece de forma gradual. Os vasos são formados por três camadas, também chamadas de túnicas. São elas:
Como fala a palavra escola em inglês?
Qual é o substantivo de gramas?
Como ganhar dinheiro vendendo produtos de limpeza?
O que fazer para ganhar dinheiro com roupas pet?
O que é ser uma pessoa eloquente?
Quanto custa 1 kg de sucata de cobre?
Como ganhar dinheiro com móveis?
Como conseguir 10 dólares na Steam de graça?
Qual app ganhar dinheiro indicando amigos?
Como ganhar dinheiro com um terreno pequeno?
Como ganhar dinheiro fazendo Live no Facebook?
Como o relógio de água marca o tempo?
Como funciona o EJA nas escolas estaduais?
Como funciona as vagas da Unesp?
Como é o sistema de educação na Inglaterra?
Como tirar o amassado de cortina?
Como retirar abelhas de dentro da parede?