“O álcool tem ação direta no sistema límbico, do Sistema Nervoso Central, e age como um depressor das funções cerebrais, diminuindo o centro da crítica da pessoa, que fica mais expansiva. A ansiedade, a variação de humor e a depressão são consequências da ingestão de bebida alcoólica”, explica Claudio Jerônimo.
O álcool e os neurotransmissores A presença do etanol nas células cerebrais promove uma desordem na ação de alguns importantes neurotransmissores, como serotonina, dopamina e o ácido gama aminobutírico (GABA).
Dificuldades em andar, visão borrada, fala arrastada, tempo de resposta retardado e danos à memória. De maneira clara, o álcool afeta o cérebro.
O álcool é um depressor do sistema nervoso central, ou seja, uma substância que diminui a atividade do cérebro, alterando a ação de neurotransmissores, como o ácido gama-aminobutírico, o glutamato e a serotonina. Conforme a pessoa ingere a bebida, o organismo reage de uma determinada forma, seguindo alguns estágios.
Quantas doses de álcool são necessárias para deixá-lo bêbado?
CAS (g/L)1 | Número de doses2 |
---|---|
0,5 a 0,8 | 03 a 04 |
0,8 a 1,5 | 04 a 10 |
1,5 a 2,0 | |
2,0 a 5,0 | Varia3 |
A ciência esclarece: o corpo das mulheres produz menos quantidade da enzima álcool desidrogenase (ADH) —que é liberada pelo fígado e usada para metabolizar (quebrar) o álcool, por isso as mulheres tendem a ficar bêbadas mais rapidamente.
A bebida alcoólica pode provocar diversos efeitos além da euforia, prazer e excitação. O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento.
Álcool e Sistema Nervoso Central
Certamente você consegue associar nomes verdadeiros e histórias curiosas a esses personagens do imaginário coletivo, mas agora um grupo de pesquisadores de psicologia da Universidade do Missouri, em Columbia (EUA), acaba de elaborar uma classificação que descreve, com base científica, os diferentes tipos de bêbados.
Pode ser divertido ficar bêbado de vez em quando, principalmente em eventos sociais. Entretanto, em longo prazo, exagerar no consumo pode prejudicar sua saúde. Tente sempre consumir apenas uma ou duas bebidas para ficar seguro e saudável. [11]
O estudo foi publicado em abril na revista especializada Addiction Research & Theory. Conclui que, segundo a amostra analisada, há quatro tipos de bêbados, representados por quatro personagens conhecidos da realidade e da ficção: Mary Poppins, Ernest Hemingway, Mr. Hyde e Professor Aloprado.
Se quiser ficar bêbado, leia a bula dos remédios para saber se há contraindicação ao consumo de álcool. [12] Evite tomar analgésicos depois de uma noite de bebedeira. Esses medicamentos, principalmente os que contêm paracetamol em sua fórmula, podem ter uma reação séria com o álcool, danificando o fígado e outros órgãos.
Para que serve o sabonete de glicerina Granado?
Onde é encontrado o cobalto no dia a dia?
Quantas horas um trator gasta para gradear 1 hectare?
Para que serve as tabelas na estatística?
Qual é o plural de chapéu de sol?
Como ativar a proteção contra vírus do Windows?
O que acontece quando a sonda lambda está com defeito?
Qual o tempo ideal para uma corrida de 10km?
Como fazer autorização para outra pessoa retirar nos Correios?
Como acabar com a tontura causada pela ansiedade?
Como dar brilho no plástico preto?
Qual é o tempo de meia vida do césio 137?
Como saber qual o órgão que aplicou a multa?
Quais pedras não podem ir na água?
Como a seguradora paga a perda total?
Quais são as características da Classe II Divisão 2 de Angle?