Plural: chapéus-de-sol . Plural: chapéus-de-sol.
A principal regra para formar o plural na língua portuguesa é acrescentar o "S" ao final das palavras. E é baseado nesta regra que todas as palavras terminadas no ditongo "eu" como troféu, véu e chapéu constituem as suas versões no plural; troféus, véus e chapéus.
Mas se essa explicação não foi tão profunda, você pode pensar de outra forma. As palavras que têm as seguintes terminações são acentuadas: éu, éus, éi, éis, ói, óis. (Veja, são todas ditongos!) Uma dica: o plural de chapéu é chapéus!
Significado de Chapeuzinho
substantivo masculino Chapéu pequeno; diminutivo de chapéu: ela usava um chapeuzinho vermelho. [Gramática] Designação do acento circunflexo (^). Etimologia (origem da palavra chapeuzinho). Forma diminutiva de chapéu, do francês antigo chapel.
Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.
23 curiosidades que você vai gostar
ferrozito | Definição ou significado de ferrozito no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Origem da palavra chapéu
O termo indica o diminutivo de cappa, que significa proteção de pano para a cabeça. Segundo alguns pesquisadores, a palavra chegou à língua portuguesa por influência do francês antigo (chapel). Na incorporação ao vocabulário do português, a letra “l” foi trocada pela letra “u”.
[Antigo] Que tem cabelos brancos. Feminino: cã. Plural: cãos.
Bom, a gramática brasileira não permite o uso da palavra degrais, tornando “degraus” a única alternativa possível de aplicação. Isso acontece porque ela é um substantivo terminado em ditongo, ou seja, duas vogais na mesma sílaba tônica.
As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.
Limãos ou limões, cidadãos ou cidadões, refrãos ou refrões? As palavras terminadas em –ão podem formar plural de três modos: -ões, -ãos ou –ães. Não há uma regra específica a ser seguida para se fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da origem da palavra, ou seja, de sua etimologia.
pincéis - Dicionário Online Priberam de Português.
Plural e singular
A principal regra de formação do plural é acrescentar -s à palavra no singular. Esta regra diz respeito, principalmente, aos substantivos terminados em vogal, sendo a mesma regra usada nas palavras que terminam no ditongo -au. Palavra relacionada: degrau.
O plural de limão é limões. As grafias limães e limãos estão incorretas e não existem na língua portuguesa.
Como o plural de mão é mãos, o plural original de corrimão é corrimãos. No Brasil, a tendência natural para as palavras terminadas em “-ão” é fazer plural em “-ões”.
Sociáveis por natureza, o coletivo de cães é matilha, e provavelmente você já viu essa palavra por aí, seja em nome de lojas, comunidades e perfis no Instagram.
Pães é o plural de pão.
Irmãos é o plural de irmão.
as oxítonas (palavras com acento na última sílaba) e os monossílabos tônicos terminados em éi, éu e ói continuam com o acento (no singular e/ou no plural). Exemplos: herói(s), ilhéu(s), chapéu(s), anéis, dói, céu.
O chapéu (que derevia do vocabulo latim "Cappelus", de cappa que quer dizer : "Proteção em tecido para a cabeça")[1] é um item do vestuário, com inúmeros variantes, que tem a função de proteger de condições climaticas, celebração de eventos, designar o status social do portador ou apenas enfeitar a cabeça.
Cidadãos. Mas há também palavras que terminam em “ães” ou em “ões”. Ou que aceitam qualquer uma das três formas.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
Definição de ferrão – Meu Dicionário.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Porque Baco e o deus do vinho?
Quando começou a história da imprensa no Brasil?
Quais os segmentos de reta são congruentes?
Qual novela Rafael Vitti vai fazer com Larissa Manoela?
Quanto tempo vale uma procuração ad judicia?
Quem julga os embargos à execução?
Qual é a diferença entre gengivite e periodontite?
Quais são os tipos de legítima defesa?
Como eram conhecidos os caldeus?
Qual é o prazo de validade da medida provisória?
Quantas latas de cerveja engorda?
Qual é o melhor formato de vídeo para o YouTube?
Para que serve a tesoura íris?
Como se chama a alimentação por sonda?