Ouça em voz altaPausarA partir das centrais ou das instalações de passagem do GN, o gás é levado por dutos apropriados até cada uma das unidades. A aquisição do combustível pode seguir o padrão mais antigo, a partir do qual cada unidade se responsabiliza pela compra dos próprios botijões.
Ouça em voz altaPausarBasicamente, o gás encanado é instalado pela construtora quando o projeto é novo. Assim, desenvolve-se uma tubulação de cobre ou aço carbono, antes de entre a as chaves para os novos moradores. Alguns condomínios canalizam o gás de forma individual, ou seja, cada apartamento possui a sua própria instalação.
Ouça em voz altaPausarUma família de quatro pessoas consome, em média, 16 m³ de gás natural, o que resultaria num gasto mensal de aproximadamente R$ 24. Caso a mesma família optasse pela compra de um botijão de 13 quilos, o gasto seria de R$ 35, preço médio do GLP.
Ouça em voz altaPausarExistem duas formas de calcular o consumo de cada apartamento: por rateio, todos os moradores pagam o mesmo valor independentemente do que foi gasto, e por medidor individual, onde o valor final é definido de acordo com a consumação do apartamento.
Procedimento de instalação
Uma das maiores preocupações das pessoas que investem em aquecedores a gás é como ficará o consumo médio de gás no apartamento. Aqui no nosso blog, já falamos bastante sobre como essa solução é interessante e merece ser considerada em determinados casos (veja também: Aquecedor a Gás: entenda por que investir nessa solução ).
Vale ainda ressaltar que o sistema em condomínio deve receber o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), válido por até três anos. É ele quem atesta as condições de funcionamento do sistema. Esperamos que essas informações sobre o sistema de gás em condomínios tenham sido úteis para você.
Em hotéis, por exemplo, é comum a gente ligar as duas para regular melhor a temperatura. Contudo, você sabia que essa atitude aumenta o consumo de gás durante o banho? Nesse caso, a melhor solução é regular a temperatura do próprio aquecedor a gás, para que assim, seja possível tomar um banho quente sem utilizar a torneira de água fria.
A começar pelo fornecimento contínuo, que independe da substituição de botijões ou do reabastecimento. Além disso, o GN é considerado menos agressivo para os equipamentos a gás, aumentando a durabilidade. Por outro lado, o custo de instalação do GLP é menor e é possível que alguns equipamentos precisem ser regulados para o uso do GN.
Como ocorre o processo de acoplamento excitação e contração na fibra muscular?
Como são divididas as provas dos autos?
O que fala a obra Os Lusiadas?
Qual a frequência das consultas de Pré-natal?
Quais são os símbolos dos elementos?
Qual o benefício de tomar suco de couve com limão?
Quais os tipos de materiais de construção?
Como ganhar um prêmio The Sims 4?
Como colocar citação de 3 autores?
Como ganhar reforma de casa grátis?
Como nunca perder uma partida de dominó?
Como colocar o computador na sala?