adjetivo Expressão utilizada para definir um indivíduo ou grupo de indivíduos associados com a nobreza. substantivo masculino Indivíduo que pertence à nobreza. [Por Extensão] Pessoa bem-nascida, descendente de famílias ricas e influentes.
Hemofilia, a doença do sangue azul
Se alguma vez viu atribuída a alcunha de "doença do sangue azul" à hemofilia, não é por acaso. A culpa é da rainha Vitória, a monarca que reinou Inglaterra e Irlanda durante 64 anos (1837-1901). A hemofilia surge, muitas vezes, associada à monarquia da Europa.
Antes de irmos ao que interessa, um fun fact: pode-se dizer que a condição de “sangue azul” de fato existe e trata-se de uma doença muito grave chamada cianose. Além de causar uma série de complicações, essa condição deixa as membranas mucosas e a pele do corpo com uma tonalidade azulada e pode levar até à morte.
O RH nulo, também chamado de sangue dourado, é o tipo sanguíneo mais raro do mundo. Para entender do que se trata é preciso analisar a classificação dos grupos sanguíneos. Os glóbulos vermelhos que formam o sangue estão cobertos de proteínas chamadas de antígenos.
Embora a cor do sangue dos vertebrados e seres humanos seja vermelha há algumas variações de tonalidades que podem ser naturais ou induzidas.
21 curiosidades que você vai gostar
"Sangue azul" é uma expressão que foi muito usada para se referir a quem pertencia a alta aristocracia.
Na Espanha do século 6, assim como em sua terra, Rebecca, os poderosos não trabalhavam no campo. Por isso, eram tão claros que veias azuladas lhes saltavam da pele. E assim foi apelidada a nobreza. Mais remotamente, no Egito Antigo, os faraós diziam que seu sangue era azulado, como as águas do Nilo.
Argíria é uma doença rara que faz o indivíduo ficar com a pele azulada ou acinzentada devido ao acumulo de sais de prata no organismo. Além da pele, a conjuntiva dos olhos e os órgãos internos também ficam azulados.
As áreas azuladas (cianose) nas pontas dos dedos das mãos são causadas pela diminuição de oxigênio no sangue decorrente de fluxo sanguíneo lento devido ao estreitamento parcial dos vasos sanguíneos. Esta pessoa com esclerose sistêmica tem feridas e pontas dos dedos azuladas (cianose) devido à síndrome de Raynaud.
O nevo azul é semelhante a uma verruga e se desenvolve devido ao acúmulo, no mesmo local, de vários melanócitos, que são as células da pele responsáveis pela cor mais escura.
O Nevo Azul é lesão pigmentada da pele localizada na derme e na hipoderme constituída por melanócitos (células que dão cor à pele). Mais comum em mulheres brancas, surge nas primeiras quatro décadas da vida.
A indicação é universal: se você detectar manchas na pele, procure um médico especialista. É que alterações são assunto sério: sejam as tão famosas sardas ou uma pinta irregular que você nunca tinha visto antes.
Entre os sintomas de leucemia que mais chamam a atenção estão as manchas roxas no corpo, que devem ser investigadas quando surgem sem motivo aparente. Estas manchas são provocadas pela queda na produção das plaquetas, que são responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue.
Uma pinta normal não sofre modificações. “As potencialmente malignas são as que surgem do nada e crescem em pouco tempo, possuem mais de uma cor, tonalidades muito negras e mudam de forma e contorno”, explica a médica Alessandra Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo (mais de 10 lesões), se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma”, diz a especialista.
No centro da testa, significa que você não está se comunicando bem com pessoas em posição de autoridade, como chefes ou pais. Se está mais para o lado da cabeça, mostra que tem foco, controle e energia.
Uma pinta ou sinal é um crescimento na pele que se desenvolve quando células produtoras de pigmentos (melanócitos) crescem aglomeradas. A maioria dos adultos tem entre 10 e 40 desses sinais.
Uma pinta assim quase certamente se trata da chamada marca de nascença, ele disse, e o pelo indica que o crescimento ocorre dentro da pele, algo com o que a pessoa já nasceu.
A maioria das pintas aparece durante a infância e adolescência – são os nevos adquiridos. O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. É normal aparecem mais pintas até os 30-40 anos de idade. Muitas pintas podem tornar-se elevadas e apresentam pêlos na superfície.
A maioria dos nevos surge devido a exposição solar e possuem formato regular. Podem se manisfetar em qualquer idade, desde a infância até a fase adulta. Alguns casos merecem atenção redobrada, e a dermatologista Lilia Guadanhim listou quando o paciente precisa tomar cuidado com as pintas.
Se a pinta não tiver uma borda arredondada, bem delimitada, e se espalhar sem formato definido, também pode ser indício de melanoma. C: as pintas que tem mais de uma cor ou são muito escuras também podem representar riscos. D é de diâmetro.
Há três fatores relevantes: 1- Cor da pele: pessoas claras são mais sujeitas. 2- Quantidade das manchas: quanto mais numerosas, maior a probabilidade de se tornarem malignas. 3- Local de residência: quem se expõe com frequência e longamente aos raios ultravioleta, eleva o risco de câncer.
O laser é a técnica mais utilizada para resolver este problema. Alguns sinais nascem connosco mas outros vão surgindo ao longo da vida. Têm origem nos melanócitos, células produtoras de melanina (responsável pela pigmentação da pele).
Pintas com uma única cor costumam ser benignas, enquanto aquelas com duas ou mais cores ou que mudaram de cor devem ser investigadas por suspeita de malignidade. Pintas de tons escuros, variando entre preto e castanho, chamam mais atenção porque podem ser um sinal de melanoma.
4 principais sinais de câncer de pele (melanoma e não-melanoma)A - Assimetria da lesão: se a metade da mancha é diferente da outra;B - Borda irregular: quando o contorno do sinal, pinta ou mancha não é liso;C - Cor: se o sinal, pinta ou mancha apresenta diferentes cores, como preto, marrom e vermelho;
Como se chama quem faz móveis?
Como é chamado o fandom da Billie Eilish?
Como são as pessoas da Argélia?
Como se chama uma pessoa que mora no Reino Unido?
Como se chama o dono do apartamento?
Como é que escreve o nome areia?
Qual a nacionalidade de quem nasce na Angola?
Como se chama palavras que tem o mesmo significado ou significados parecidos?
Qual é o nome da profissão que faz perfume?
Qual é o significado de nome próprio?
Qual a classificação da palavra lugar?