O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. ... Desta forma, os alunos são impulsionados a interagir uns com os outros e são incentivados a terem as suas próprias experiências.
A premissa de uma escola construtivista é tratar o conhecimento como algo a ser construído na interação do aluno com o meio em que ele vive. O foco do aprendizado deixa de ser o conteúdo a ser ensinado e passa a ser quem aprende, no caso, o aluno.
Construtivismo é uma tese epistemológica que defende o papel ativo do sujeito na criação e modificação de suas representações do objeto do conhecimento.
"Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado.
Promova atividades que estimulem o interesse dos alunos, incentivando o uso da criatividade e da construção de hipóteses acerca de um conhecimento.. Brincadeiras, jogos e tarefas diferenciadas são uma excelente opção.
O aprendizado pela prática Se outros métodos incentivam os alunos a ler textos muito simples ou simplificados para fins didáticos, e a escrever textos também muito curtos e bem simples para evitar erros, na alfabetização construtivista os alunos serão incentivados a interagir com textos simples, porém autênticos.
Quais as características de uma escola construtivista?
Apesar de não ser considerada um método de ensino, a Teoria Construtivista elaborada pelo psicólogo teve grande impacto no meio educacional, transformando a prática de ensino-aprendizagem em diversas escolas ao redor do mundo.
Ao contrário do que muitos pensam, o construtivismo não é uma metodologia de ensino, mas sim uma teoria criada pelo biólogo e psicólogo suíço Jean Piaget, durante o século XX. Interessado em compreender a origem do conhecimento, o cientista dedicou seus estudos à observação do processo de aprendizado do ser humano, em especial das crianças.
Embora a teoria seja muito bonita, na prática, o construtivismo acaba destoando do sistema educacional dominante, que valoriza as provas e as notas e se utiliza de tais métodos para decidir o acesso a universidades e empregos. De fato, o aluno que recebeu uma educação construtivista não está acostumado com tais avaliações.
No construtivismo, o educador tem o papel de estimular os estudantes, instigando discussões e debates sobre situações cotidianas compatíveis com qualquer que seja sua realidade, estimulando indiretamente o desenvolvimento de suas habilidades.
Como ser um bom jogador de Dota?
Como trabalhar a disciplina de história na educação infantil?
Como aprender matemática de uma forma divertida?
Como fazer escrita espontânea?
O que trabalhar em literatura no Ensino Médio?
Como trabalhar a letra M de forma ludica?
Como faço para ter meu nome no Escavador?
Pode haver união estável com homem casado?
Como desvincular loja do Instagram?
Como saber se a função afim é constante?
Quais itens devem ser verificados na receita antes de dispensar o medicamento?
Como publicar público Power BI?
Como adicionar fotos da galeria no Pinterest?
Qual a relação entre currículo escolar e diversidade cultural?