Educação híbrida é uma metodologia de ensino com o objetivo de unir elementos do presencial e do online. Por exemplo, o ensino híbrido conta com a vivência presencial nas instituições de ensino e com atividades realizadas fora desse ambiente, como participação de fóruns virtuais de discussão.
A educação híbrida se caracteriza pela união entre dois modelos de aprendizagem: o offline (ou ensino presencial), no qual a interação ocorre em sala de aula física, e o online, que se utiliza de ferramentas do ambiente digital para criar a interação necessária ao aprendizado.
O ensino híbrido é uma metodologia de ensino que acredita que pode-se utilizar a tecnologia e as aulas online como ferramentas de suporte ao ensino, de modo a potencializar o aprendizado de cada aluno, mas sempre utilizando o EAD de forma complementar ao ensino presencial.
O ensino híbrido é composto por modelos de aula que integram atividades presenciais e on-line, no qual os recursos digitais são utilizados para coletar dados e informações que serão analisadas pelo professor com o objetivo de personalizar o ensino.
Se o papel do professor em um modelo de ensino híbrido é o de ser mediador na busca pelo conhecimento, o estudante desempenha um papel ativo na construção do próprio aprendizado. Ele não apenas absorve os conteúdos, mas também agrega informações, faz conexões e críticas.
Quatro benefícios do ensino híbrido
O ensino híbrido busca o desenvolvimento da autonomia dos alunos para que possam trabalhar em grupos e compartilharem conhecimentos, utilizando tecnologias digitais como aliadas nesse processo.
Todos os modelos do ensino híbrido visam dar oportunidade de aprendizado para o aluno de acordo com suas possibilidades, fazendo com que ele tenha mais autonomia e liberdade no momento de consumir o conteúdo. Portanto, cada aluno se torna um membro ativo em sala, trazendo conhecimentos diversos e colaborando com o aprendizado do outro.
O ensino híbrido é uma das mais promissoras metodologias de aprendizagem do novo milênio. A tecnologia é, sem dúvida, uma das maiores aliadas de professores e de estudantes. Neste cenário conectado, a educação a distância tornou-se indispensável no processo de aperfeiçoamento profissional .
O livro “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação” é fruto de pesquisas realizadas por 16 professores de escolas públicas e privadas, participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann.
No ensino híbrido, os alunos são os maiores protagonistas no seu processo de aprendizagem, o que configura esse modelo como uma metodologia ativa. De acordo com alguns pensadores, como William Glasser, há uma sequência de níveis pelos quais os aprendizes podem elevar seus níveis de aprendizagem, conforme segue:
São medidas de controle de risco elétrico?
Como avaliar funções executivas?
Porque ansiedade ataca mais à noite?
Quem causou a morte da mulher de Eric?
Porque o Walmart mudou de nome?
O que fazer quando seu nome é usado como laranja?
Qual é a função do Banco do Brasil?
Qual é a fiança para Lei Maria da Penha?
O que é a depreciação na contabilidade?
Como tirar o amarelado da barba branca?
Pode fazer vistoria antes do Habite-se?
Qual é o tipo do Pokémon Gligar?
O que acontece quando o INSS indefere pedido de auxílio-doença?