A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada. O empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas.
Assim, se o trabalhador esteve ausente por um dia, o DP deve descontar 1/6 do valor do DSR da remuneração. Se esteve ausente por dois dias, o desconto deve ser de 2/6 e por aí vai.
Se faltar mais de 15 dias do mesmo mês, perde o direito ao valor correspondente a esse mês no 13º salário. Também pode ser aplicada redução das férias, como veremos mais adiante. Na pior das hipóteses, faltas injustificadas podem levar até mesmo à demissão por justa causa.
O que é desconto DSR
O funcionário que cumprir sua jornada integralmente, sem faltas injustificadas ou atrasos, tem o direito ao Descanso Semanal Remunerado (DSR), ou seja, um dia da semana de folga sem descontos no salário.
Falta na segunda-feira desconta o fim de semana? ... Segundo a Lei 605/49, o pagamento do dia destinado ao repouso semanal de 24 horas não será devido quando o colaborador faltar sem justificativa durante toda a semana anterior.
44 curiosidades que você vai gostar
Agora, se injustificadamente o empregado faltar ou não cumprir integralmente seu horário de trabalho, ele terá um desconto proporcional em seu dia de repouso semanal remunerado a partir da verificação do ponto do funcionário.
É respaldado pela CLT, que o empregador peça uma indenização para o empregado. Essa indenização tem como valor máximo, a metade do “salário” que o empregado receberia após os 90 dias corridos. O empregado ainda tem direito a: 13º salário proporcional e férias proporcionais mais ⅓ e o saldo salário.
Logo de cara, quando uma ausência injustificada acontece, o trabalhador terá descontado do seu salário o valor referente ao dia perdido. ... Caso a semana da falta possuir um feriado, o empregado também perderá a remuneração sobre esse dia.
Contudo, a jurisprudência e a doutrina fixam um período de, em regra, 30 dias consecutivos de faltas injustificadas para que seja configurado o abandono de emprego e, com isto, a empresa possa demitir com justa causa o trabalhador. A regra dos “30 dias” é aplicada na maioria das vezes, mas há exceções.
Como colocar um mapa no Warcraft 3?
Como comprovar a união estável após a morte?
Como funciona o sensor Kinect?
Como baixar e instalar o Archicad 23?
Como posso rescindir com a imobiliária com exclusividade?
Como é dada a nomenclatura das bases Cite três exemplos?
Como acessar navegador na Roku TV?
Como saber o número de raízes de uma equação?
Como rodar objetos House Flipper?
Como sabemos quando usar I ou Ei na terminação dos verbos do passado?
Como sabemos o que há no interior da Terra?
Como juntar vários arquivos PDF em um só PDF Creator?
Como compartilhar Internet do notebook para o celular Windows 10?
Como sabemos quando é dia e noite?
Por que José Lins escreveu tantas obras sobre o ciclo da cana de açúcar?