Segundo o Instituto Newton C. Braga, o Contator “é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento semelhante ao de um relé. Uma bobina, operada por uma baixa tensão contínua ou alternada, move um conjunto de contactos mecânicos que têm as características exigidas para o controle de correntes intensas”.
O contator é um importante dispositivo utilizado para controlar cargas em um circuito de potência. São utilizados em larga escala nas aplicações industriais e prediais, possibilitando realizar partida direta em motores trifásicos e podem ser arranjados para constituir também as indiretas.
Como funciona um contator? Os contatores trabalham através de efeito eletromagnético, possuindo três contatos de carga alimentando diretamente os motores. Também existe o bloco de contatos auxiliares que são usados para aumentar a capacidade de automatização no comando a ser executado.
No interior do contator existe uma bobina, que quando energizada através dos bornes A1 e A2, seja diretamente como por comandos elétricos, irá atrair o núcleo móvel, fazendo com que os contatos NO se invertam para NF e os NF para NO, tanto nos contatos de carga (contato principal) quanto nos contatos auxiliares.
Apesar de sempre ser lembrado no estudo de comandos elétricos, o contator é geralmente relacionado à elétrica industrial. Porém, o contator também tem utilizações na elétrica predial residencial e na elétrica comercial!
29 curiosidades que você vai gostar
Partes principais de um contator:Bobina Contator.Núcleo da Contatora.Contatora e Contatos Auxiliares.Contatos do contator.
Estas categorias ou classes de contatores possuem a denominação corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC), dentre as categorias mais utilizadas estão AC1, AC2, AC3 e AC4. As categorias de contatores dependem basicamente do tipo da carga e forma com que cada uma será acionada.
Esse problema ocorre devido à queda de tensão na partida do motor, ocasionada pela elevada corrente de partida, que pode chegar a ser 10x a corrente nominal, dependendo do motor. ... Isso evita que os picos de corrente e a queda de tensão provocados pela partida do motor danifiquem o contator.
O contator usa a bobina para controlar o ligar e desligar do circuito. Após o contator ser energizado, o contato do contator do tipo normalmente aberto fecha e o contato do contator do tipo normalmente fechado é aberto. 2, o contator é usado principalmente para controle industrial.
As bobinas dos contactos são especificadas para tensões alternadas de 12, 24, 110, 127, 220, 380 e 440 V. Para as correntes contínuas, as tensões especificadas são de 12, 24, 48, 110, 125 e 220 V.
O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.
Os contatores de instalação ESB são usados principalmente em edificações para chaveamento e controle de luzes, aquecimento, ventilação, motores e bombas. São projetados para operar com os componentes modulares ABB para trilhos DIN e são fáceis de integrar-se aos painéis dedicados.
Fig. 3 – Associação de contatos NF Page 9 Conceitos Básicos Selo: O contato de selo é sempre ligado em paralelo com o contato de fechamento da botoeira. Sua finalidade é de manter a corrente circulando pelo contator, mesmo após o operador ter retirado o dedo da botoeira.
Trata-se de uma solução eletromecânica que possibilita o controle de cargas dentro de um determinado circuito de potência para múltiplas fases, funcionando também para realizar o desligamento de uma carga quando ocorrer falta de fase.
AC1 – Manobra de cargas resistivas, potência nominal de cargas trifásicas, como por exemplo: fornos industriais e aparelhos com resistência de aquecimento, com cos φ = 0,95 em 60º C. AC3 – Manobra de cargas indutivas, potência nominal de motores a gaiola de esquilo.
Braga, o Contator “é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento semelhante ao de um relé. ... Sendo assim, um Contator controla correntes intensas com duas características principais: alta velocidade de fechamento e abertura dos contatos; grande superfície dos contatos.
Tipos de Contatos em Contatores
Existem os seguintes tipos: Contatos NA (Normalmente Aberto): Em estado de repouso, ficam na posição aberta, impedindo a passagem de corrente elétrica. ... Contatos NF (Normalmente Fechado): Em estado de repouso, ficam na posição fechada, permitindo a passagem de corrente elétrica.
Aqui está o contator por dentro, temos embaixo o ferro fixo, em seguida a bobina dele, a mola e por cima o ferro móvel, está ligado aos contatos, que são os bornes do contator. Basicamente quando a gente aperta um botão, energizamos a bobina dele, isso se dá pelas entradas A1 e A2 que são a alimentação da da bobina.
Pode usar o disjuntor 10C.
Para correta especificação de um contator é necessário informar os dados abaixo:Tipo de carga a ser controlada, exemplo: [motor, resistência, lâmpada (tipo de lâmpada e quantidade)....];Tensão de alimentação da carga [Informar o valor da tensão em Vca Vcc;
Quais os tipos de contatos em Comandos elétricos?Simbologia contato NA.Simbologia contato NF.Simbologia contatos comutador.
Os 3 contatos NA de "potência" são dimensionados para ligar/desligar cargas com correntes relativamente altas, enquanto os contatos auxiliares são dimensionados para ligar/desligar correntes bem menores. Outros contatos auxiliares podem ser integrados no contator, conforme a necessidade ou conveniência.
Qual o nome é em qual lobo cerebral está localizado o córtex motor?
Qual o número da Central de cartão de crédito?
É verdade que café cresce o cabelo?
Como é a reprodução do algodão?
Porque o bebê faz montinho na barriga?
O que é Citrus aurantium e para que serve?
Qual é o estado que paga melhor o professor?
O que faço para ajustar as margens?
Quando aparece uma tartaruga na sua casa o que significa?
Qual é o Mikaelson mais velho?
Qual o melhor livro para quem não gosta de ler?
Qual o prazo para o corte de água?