Etimologicamente, cinesioterapia se originou a partir da junção das palavras gregas: kínesis, que significa “movimento”, e therapeia, que quer dizer “terapia”. Esta terapia é estudada através da cinesiologia, que significa “estudo do movimento”.
A Fisioterapia como profissão nasceu em meados do século XX, quando as duas guerras mundiais causaram um grande número de lesões e ferimentos graves que necessitavam de uma abordagem de reabilitação para reinserir as pessoas afetadas novamente em uma vida ativa.
A crescente colaboração internacional, o desenvolvimento nas técnicas de retreinamento muscular e as pesquisas realizadas por um crescente número de fisioterapeutas foram alguns dos fatores que ajudaram no estabelecimento da fundamentação moderna da fisioterapia, a qual vem se firmando como essencial na prevenção e ...
Os médicos na antigüidade conheciam os agentes físicos e os empregavam em terapia. Já utilizavam a eletroterapia sob forma de choques com um peixe elétrico no tratamento de certas doenças. O hábito de utilizar as formas de movimento como recurso terapêutico remonta há vários séculos antes da era cristã.
A cinesioterapia é um conjunto de exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação de diversas situações, fortalecendo e alongando os músculos, e também podem servir para otimizar o estado de saúde geral e prevenir alterações motoras.
A prática da Fisioterapia iniciou-se em 1919, quando foi fundado o Departamento de Eletricidade Médica pelo Professor Raphael de Barros da Faculdade de Medicina da USP. Em 1951, foi criado o primeiro curso com duração de 1 ano para a formação de fisioterapeutas (denominados na época de técnicos) pelo médico Dr.
Em 1959 foi criada a Associação Brasileira de Fisioterapeutas, onde se filiou ao WCPT (World Confederation for Physical Therapy). Em 13 de outubro de 1969 a profissão adquiriu seus direitos, através do decreto-lei nº 938/69, onde a fisioterapia foi reconhecida como um nível superior e foi definitivamente regulada.
Devido ao modelo curativo de atenção à saúde desenvolvido no país no período militar e à ausência de regulamentação curricular na década de 1970, a fisioterapia consolidou-se como profissão reabilitadora e direcionou-se para o nível terciário.
A cinesioterapia é um método terapêutico, portanto, é necessário que haja uma avaliação minuciosa do paciente, para a correcta prescrição dos exercícios de acordo com os objectivos estabelecidos.
A mo- dalidade, freqüência e duração do tratamento cinesioterapêutico são determinados frente à história clí- nica e exame físico do paciente, sendo que este inclui a inspeção, palpação, mensuração, avaliação dos reflexos, testes especiais, tes- te de força muscular e de ampli- tude articular de movimento (SHESTACK, 1987) CONCLUSÃO:
Muitos recursos terapêuticos manuais ou técnicas de alongamentos, reposicionamento, mobilizações, trações, massagens, fortalecimentos e demais técnicas podem ser consideradas como recursos cinesioterapêuticos.
Definição. A Fisioterapia é uma ciência tão antiga quanto o homem. Surgiu com as primeiras tentativas dos ancestrais de diminuir uma dor esfregando o local dolorido e evoluiu ao longo do tempo com a sofisticação, principalmente, das técnicas de exercícios terapêuticos. A Fisioterapia como profissão nasceu em meados do século XX, ...
Em que era o ser humano surgiu?
Porque a maré sobe durante a noite?
Quando posso usar a colagenase?
Quais os sintomas da Entamoeba histolytica?
Quanto tempo leva para a pele cola depois da lipo?
O que aconteceu com o paciente HM?
Quantas vezes posso lavar o nariz do bebê com soro?
Quantos quilos tem 1 m3 de terra?
Quais são os dois regimes que a contabilidade pode adotar para apurar esse resultado?
O que é um funcionário efetivado?
O que levar na hora de se apresentar no Exército?
O que fazer quando não sai o comprovante de depósito?
Como fazer umectação com óleo de alecrim?
Como o hipotireoidismo afeta os ossos?
Qual a diferença entre fichamento resenha e resumo?
Qual é a tinta para pintar piscina?
Como purificar a água da torneira para beber?
Qual o percentual estimado de mortes por sedentarismo no Brasil?