No controle de ponto por cartão cada colaborador possui um crachá individual para computar sua chegada e saída. Já o ponto biométrico é o que vem sendo utilizado pela maioria das empresas. Nesse caso, o colaborador utiliza sua própria digital que marca os horários todas as vezes que o colaborador bater ponto.
Nessa técnica de controle de ponto manual, o registro de entrada e saída dos funcionários é realizado por meio de um documento em que tudo é redigido à mão. Como é de se esperar, trata-se de um método extremamente falho, já que conta com a boa fé e competência das pessoas ao assinarem no livro.
Funciona de uma forma bem simples: o funcionário insere ou aproxima o cartão no relógio de ponto digital, geralmente localizado logo na entrada da empresa, e suas marcações ficam armazenadas no aparelho. O aparelho do relógio de ponto digital deve estar em constante manutenção.
Ir sempre no mesmo lugar, várias vezes ao dia ou na semana.
O registro de ponto funciona de forma bastante simples, todos os dias os colaboradores marcam o ponto de acordo com sua jornada, e ao final do mês, todos os pontos marcados somam as horas em que o colaborador trabalhou, e dessas horas são retirados os dados para sua folha de pagamento.
4. Todo cartão de ponto deverá ter no campo da observação carimbo e assinatura do diretor (responsável pelo Departamento de Recursos Humanos) e o registro de mudança de horário e/ou área caso tenha ocorrido.
O cartão de ponto deve ser preenchido pelo funcionário ou o encarregado pode preencher.
Ele funciona através de um cartão, que o funcionário insere na máquina e carimba os horários. Ele possui os mesmos contras do ponto manual, não é prática a conferência, além de precisar passar todas informações para outro lugar no final do mês, o que pode ocasionar erros operacionais.
Sobre a funcionalidade do relógio de ponto biométrico, não tem muito o que explicar, o processo de leitura biométrica é bem simples e geralmente usa-se a impressão digital. O funcionário ao chegar na empresa posiciona seu dedo cadastrado e o equipamento faz o scanner de sua digital para registrar o ponto.
O ponto digital é um tipo de controle de jornada que representa uma alternativa aos sistemas de ponto tradicionais. Ele traz em sua composição a automatização e a digitalização da marcação de ponto.
Na hora de escolher a máquina de cartão ponto ideal para sua empresa, é preciso avaliar com cuidado todas as características dos diferentes modelos que estão disponíveis no mercado como um todo. Afinal de contas, apesar da finalidade ser a mesma, controlar os horários dos funcionários, elas acabam tendo diferentes funcionalidades.
A principal diferença desta máquina de cartão ponto para a mais simples é o fato de evitar fraudes, já que qualquer pessoa pode colocar o cartão de outra para bater o ponto. A máquina de cartão ponto digital que que exige identificação pode funcionar tanto no sistema de senha quanto no sistema biométrico.
Se esse é o seu dilema, veja o passo a passo a seguir. Como funciona a maquininha de cartão?
O cartão de ponto eletrônico contribui para otimizar o trabalho do RH e aumentar a confiança entre empresa e colaboradores. Ninguém pode fraudar o sistema e, por isso, ele favorece a redução do número de ações judiciais por pagamento indevido de horas.
Quais são os tipos de cenários financeiros?
Qual a diferença entre herdeiro e sucessor?
O que é uma estrutura vegetativa?
O que diz a espiritualidade sobre eutanásia de animais?
O que é a oração de uma frase?
O que é admissibilidade dos recursos?
Em que ano foi gravado o primeiro samba de roda?
O que quer dizer eu sou a voz que clama no deserto?
Qual a diferença entre alimentos orgânicos e não orgânicos?
Quem fez bariátrica pode comer pipoca com quanto tempo?
O que é bom para infecção no dente?
Como calcular o preço de uma peça de artesanato?
Quantos litros tem um saco de 20 kg?
Qual o melhor banho para atrair amor?