No controle de ponto por cartão cada colaborador possui um crachá individual para computar sua chegada e saída. Já o ponto biométrico é o que vem sendo utilizado pela maioria das empresas. Nesse caso, o colaborador utiliza sua própria digital que marca os horários todas as vezes que o colaborador bater ponto.
Nessa técnica de controle de ponto manual, o registro de entrada e saída dos funcionários é realizado por meio de um documento em que tudo é redigido à mão. Como é de se esperar, trata-se de um método extremamente falho, já que conta com a boa fé e competência das pessoas ao assinarem no livro.
Funciona de uma forma bem simples: o funcionário insere ou aproxima o cartão no relógio de ponto digital, geralmente localizado logo na entrada da empresa, e suas marcações ficam armazenadas no aparelho. O aparelho do relógio de ponto digital deve estar em constante manutenção.
Ir sempre no mesmo lugar, várias vezes ao dia ou na semana.
O registro de ponto funciona de forma bastante simples, todos os dias os colaboradores marcam o ponto de acordo com sua jornada, e ao final do mês, todos os pontos marcados somam as horas em que o colaborador trabalhou, e dessas horas são retirados os dados para sua folha de pagamento.
4. Todo cartão de ponto deverá ter no campo da observação carimbo e assinatura do diretor (responsável pelo Departamento de Recursos Humanos) e o registro de mudança de horário e/ou área caso tenha ocorrido.
O cartão de ponto deve ser preenchido pelo funcionário ou o encarregado pode preencher.
Ele funciona através de um cartão, que o funcionário insere na máquina e carimba os horários. Ele possui os mesmos contras do ponto manual, não é prática a conferência, além de precisar passar todas informações para outro lugar no final do mês, o que pode ocasionar erros operacionais.
Sobre a funcionalidade do relógio de ponto biométrico, não tem muito o que explicar, o processo de leitura biométrica é bem simples e geralmente usa-se a impressão digital. O funcionário ao chegar na empresa posiciona seu dedo cadastrado e o equipamento faz o scanner de sua digital para registrar o ponto.
O ponto digital é um tipo de controle de jornada que representa uma alternativa aos sistemas de ponto tradicionais. Ele traz em sua composição a automatização e a digitalização da marcação de ponto.
Na hora de escolher a máquina de cartão ponto ideal para sua empresa, é preciso avaliar com cuidado todas as características dos diferentes modelos que estão disponíveis no mercado como um todo. Afinal de contas, apesar da finalidade ser a mesma, controlar os horários dos funcionários, elas acabam tendo diferentes funcionalidades.
A principal diferença desta máquina de cartão ponto para a mais simples é o fato de evitar fraudes, já que qualquer pessoa pode colocar o cartão de outra para bater o ponto. A máquina de cartão ponto digital que que exige identificação pode funcionar tanto no sistema de senha quanto no sistema biométrico.
Se esse é o seu dilema, veja o passo a passo a seguir. Como funciona a maquininha de cartão?
O cartão de ponto eletrônico contribui para otimizar o trabalho do RH e aumentar a confiança entre empresa e colaboradores. Ninguém pode fraudar o sistema e, por isso, ele favorece a redução do número de ações judiciais por pagamento indevido de horas.
Como determinar o comprimento de onda da luz emitida por um LED?
Como se preparar para vida eterna?
Como que se escreve administradora?
Porque os Estados Unidos são chamados de americanos?
Como elaborar uma carta para o bispo?
Como se referir a um falecido?
Como instalar Windows 7 em notebook com SSD?
Por que ocorrem as relações ecológicas?
O que é preciso para gerar o SPED Fiscal?
Como ocorre a participação das torcidas em Parintins?
Como são chamados filmes de animes?
Quais são os três tipos de rochas existentes?
Como são chamados os dois maiores aquíferos brasileiros?
Como são chamadas as áreas de baixa pressão?