Platão, em seu texto, procura mostrar a função do bem na função noética, afirmando que o bem não é intelecto, nem seu objeto, mas é “o que transmite a verdade aos objetos cognoscíveis e dá ao sujeito que conhece esse poder”.
Segundo a teoria platônica, as formas (ou ideias), que são abstratas, não materiais (mas substanciais), eternas e imutáveis, é que seriam dotadas do maior grau de realidade - e não o mundo material, mutável, conhecido por nós através das sensações.
Segundo Thomas Szlezák8 a Idéia do Bem é o arché da metafísica platônica. Como arché ela é no mundo inteligível a causa do ser das Ideias conferindo-lhes a sua essência; conseqüentemente é ela que fundamenta o “ser bom” e o “ser belo” de todas as coisas.
O Bem para Platão, é algo divino, é a beleza, harmonia, verdade. E o Mal não tem essência, e pode-se dizer que não existe, pois como ele não está no mundo das essências, então não existe de verdade.
Para Platão o Bem está “além” ou separado da essência, enquanto em Aristóteles o Bem é uma categoria da substância, ao menos no que diz respeito à filosofia teorética, visto que em sua filosofia prática há uma outra interpretação.
– O mundo das formas ou ideias (inteligível): Platão diz que a alma traz consigo desde o seu nascimento um conhecimento prévio, a priori, que lhe permite a identificação do objeto – o chamado conhecimento inato. ... Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.
Então, para ele, existiria uma “forma” que criaria tudo que existe neste mundo. No mundo das ideias existem todas as ideias primordiais, sendo que essas ideias são perfeitas e eternas. Uma cadeira, por exemplo, pode mudar o formato (redonda, quadrada, 3 ou 4 pés), mas ideia cadeira sempre será a mesma: um objeto para sentar.
Este é um texto de bem, publicado por jornalistas de bem para ser lido por pessoas de bem. É assim, com o uso da genérica e flexível expressão "de bem", que alguns presidenciáveis vêm tentando criar identificação com seus potenciais eleitores. O termo não é novo.
Por outras palavras, o bem comum é o fim das pessoas singulares que existem na comunidade, tal como o fim do todo é o fim de qualquer de suas partes. Ou seja, o bem da comunidade é o bem ou propósito do próprio indivíduo que a compõe.
No sentido popular, descreve o conjunto de benefícios que são compartilhados por todos os membros (ou a maioria) de uma dada comunidade. Esta é também a forma como o bem, no seu conjunto, é amplamente definido. As teorias de Platão a Cícero trazem o finalismo da ideia do Bem, ou melhor, do bem comum, tratado como sinónimo do "interesse comum".
Qual aplicativo recuperar fotos apagadas do iPhone?
Quais são os países do Oriente Médio que não possuem litoral?
O que acontece se tomar vitamina todos os dias?
Como identificar um decimal exato?
Quais são as vantagens do estudo de coorte?
Como fazer um treino de força na academia?
Quem pode realizar os cuidados à vítima no atendimento Pré-hospitalar?
Qual o órgão que fiscaliza os provedores de internet?
Como aplicar anestesia na unha encravada?
O que servir em festa de aniversário barato?