O Ajuste a Valor Presente (AVP) é um cálculo utilizado para demonstrar o valor atual de um bem ou operação na escrituração contábil, no momento da sua publicação, respeitando a obrigação foi criada em 2007, pela Lei 11.638/2007 e as diversas normas publicadas ao longo dos anos.
Tipo de cálculo taxa ajuste, igual a:
O seu cálculo é feito a partir da fórmula VP = VF/ (1 + i)t, onde: VP é o Valor Presente. VF é o Valor Futuro. I é a taxa de juros vigente.
O ajuste a valor presente é aplicado principalmente em itens de longo prazo, para os itens de curto prazo, o ajuste deve ser realizado somente se houver efeito relevante. ... provisão) e estão sujeitos ao ajuste a valor presente.
A contrapartida de um ajuste a valor presente de um exigível pode ser a redução do custo do ativo adquirido (mesmo que parcialmente) com esse passivo, como no caso de compra de um estoque por um prazo anormal ”sem juros”, ou de um imóvel sem explicitação de encargos financeiros, etc.
O reconhecimento do ajuste a valor presente, transcrito na nova legislação contábil, consiste em presumir o valor dos juros que irão transcorrer entre a data da venda e o recebimento de cada uma das parcelas, para que este seja desconsiderado do parcelamento, trazendo o montante ao valor presente.
O AVP deve ser aplicado no momento inicial das transações. Não somente nas transações que estão em aberto no encerramento do exercício contábil. Já que podem haver efeitos relevantes nas linhas da demonstração do resultado (índice e natureza de conta).
Quando a empresa apresenta as informações contábeis ao valor presente, a mesma fornece aos usuários das informações contábeis (principalmente aos tomadores de decisões) o quanto a empresa está pagando ou recebendo de juros nas compras e nas vendas financiadas, respectivamente.
Por definição, valor presente "é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro". A quantificação do ajuste a valor presente deve ser realizada em base exponencial "pro rata die", a partir da origem de cada transação, sendo os seus efeitos apropriados nas contas a que se vinculam.
A legislação tributária entende que o ajuste a valor presente é subjetivo demais, e opta por tributar o que de fato for emitido no documento fiscal e não a receita registrada na contabilidade. Conforme menciona artigo 8º da lei 12.9, as empresas do Lucro Presumido ou Arbitrado: Art.
O AVP deve ser aplicado no momento inicial das transações. Não somente nas transações que estão em aberto no encerramento do exercício contábil. Já que podem haver efeitos relevantes nas linhas da demonstração do resultado (índice e natureza de conta). Consequentemente, ferir a comparabilidade das informações financeiras.
Já que, muitos não trabalham diretamente na contabilidade e atendem assertivamente os gestores das empresas. A contabilização do AVP nas operações de vendas é bem menos complexa do que nas operações de compras. É comum nas empresas a venda a prazo, principalmente em lojas de varejo, construtoras e empresas que vendem imobilizado.
Art. 184, III - as obrigações, encargos e riscos classificados no passivo exigível a longo prazo serão ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante. É necessário esclarecer que o AVP não é sinônimo de valor justo ( fair value ), não representa o valor justo de um patrimônio.
Quando inicia as inscrições para o Enem 2021?
Como imprimir fotos no estilo Polaroid?
Como funciona a corretora IQ Option?
Como se cadastrar no IFood entregador de bike?
Como se cadastrar para receber o cartão alimentação?
Quais as características das camadas da pele?
Como acessar o boletim escolar pela internet?
O que é permuta de professores?
O que motiva trabalhar na Coca-cola?
Como é a poltrona namoradeira no cinema?
Para que serve plastificação a frio?
Como ocorre a geração de ATP a partir dos lipídios?
Como transferir os dados de uma conta do Facebook para outra?