Quanto à temática, o romance pode ser classificado de diversas formas: infantojuvenil, policial, romântico, realista, naturalista, modernista, regionalista, homoerótico, erótico, de aventura, de ficção científica, de terror, de fantasia. Enfim, são inúmeras as possibilidades temáticas desse gênero de texto literário.
O romance histórico é um gênero literário em prosa em que a narrativa ficcional se ambienta no passado. Geralmente, os romances históricos são marcados pela influência (em menor ou maior grau) de eventos e personagens históricos no desenrolar da trama.
Estilização de diversas formas da narrativa tradicional oral. Estilizações de diversas formas de narrativa. Variação de formas literárias. Discursos de personagens estilisticamente individualizados.
Temos quatro tipos de romances no movimento: o indianista, histórico, regional e urbano e era bem comum que os escritores da prosa do período caminhassem entre os vários tipos.
A prosa romântica no Brasil foi manifestada em Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Nacionalista. As obras relatavam o comportamento social da época exaltando as peculiaridades da cultura nacional.
Termo que se aplica normalmente ao romance tradicional do período de apogeu desta forma literária, o século XIX. O romance fechado caracteriza-se por uma diegese com princípio, meio e fim. ...
Género de romance, cultivado mais significativamente em Inglaterra e nos Estados Unidos da América, nos séculos XVIII e XIX, onde a presença de elementos sobrenaturais e criaturas grotescas cria uma atmosfera de mistério e terror.
Romance é uma obra literária que apresenta narrativa em prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla. Um romance pode contar diferentes tipos de história, podendo ser denominado de “romance policial”, ...
Um romance apresenta quatro elementos em sua estrutura: narrador, personagem, enredo e tempo. Narrador – aquele que conta o que aconteceu na história. Personagens – são os elementos do texto que praticam as ações e provocam o desenvolvimento da história. Enredo – é o nome que se dá a sequência dos fatos da narrativa.
A forma literária do romance apresenta, de maneira ficcional, a experiência social da modernidade, uma representação mais próxima da experiência individual, que possui um contexto temporal e espacial.
O romance é uma forma literária narrativa escrita em prosa, que se popularizou na literatura ocidental durante o século XIX. Suas origens, entretanto, remetem a Dom Quixote, novela de cavalaria escrita por Miguel de Cervantes no século XIV, considerada um precursor do romance moderno.
Quais são os tipos de conhecimento para Aristóteles?
É verdade que todo número inteiro tem um sucessor inteiro?
Quando pode ser proposta a ação rescisória?
Como deixar luz de sensor sempre acesa?
Como foi a revolução industrial no Brasil?
Quais são as ideias de Wallon?
O que são pontos coplanares e não coplanares?
Qual a diferença entre corrupção e peculato?
Qual o touro nelore mais pesado do Brasil?
Qual o lado que o bebê pode ser gerado?
Como saber se uma pessoa é funcionário público?
Quais são as desvantagens da terceirização de atividades?
Qual a importância da gestão de qualidade nas empresas?
Quanto comer de arroz e feijão por dia?
Qual a diferença entre beiral e platibanda?