O ligamento cruzado anterior (LCA) impede que a tíbia (osso da perna) vá muito para frente durante a movimentação do joelho. Já o ligamento cruzado posterior (LCP) impede que a tíbia vá muito para trás. Além desse controle “para frente e para trás”, o LCA e o LCP possuem um importante papel na rotação do joelho.
Na maioria das vezes, uma lesão nos ligamentos do joelho é causada por um grande esforço repentino. O tratamento para tal lesão, muitas vezes, é cirúrgico, seguido de alguns meses de fisioterapia e repouso, mas inicialmente pode ser necessário usar uma joelheira para evitar os movimentos do joelho.
Sintomas. O paciente também ouve um estalido no joelho acompanhado de dor. Se o ligamento acometido for um dos cruzados, o derrame articular conhecido como “água no joelho” pode acontecer, levando a instabilidade antero/posterior e rotacional.
O tratamento inicial desse tipo de ruptura de ligamento não envolve cirurgia. Recomenda-se uso de anti-inflamatórios e repouso para diminuir os sintomas. A maioria tem a liberação médica para apoiar a perna no chão, mas um auxílio é importante para evitar outros traumas.
Para indivíduos que exercem atividades de trabalho que não demandem grandes esforços físicos, o retorno ocorre, em média, após 60 dias. Pacientes trabalhadores pesados precisam de um pouco mais de tempo para o retorno: 90 dias.
A frouxidão ligamentar é definida como um estado de ausência de tensão ligamentar, que pode ser constitucional ou adquirida (pós-traumática), e nada mais é que um afrouxamento articular traduzido clinicamente pela positividade dos testes de frouxidão ligamentar.
A fisioterapia e os exercícios supervisionados pelo educador físico possuem papel fundamental no tratamento não cirúrgico para lesão do LCA, tanto para melhorar a mobilidade, flexibilidade, dor, inchaço e força muscular; quanto para que o paciente “reaprenda” a executar as atividades diárias (andar, subir e descer ...
Uma das mais temidas lesões no meio esportivo, a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) se dá pela entorse do joelho e pode levar, na maioria das vezes, a cirurgia. “A principal função do LCA é de estabilizar o joelho contra as rotações e contra a anteriorização da tíbia (osso da perna)”, explica Lacreta.
Durante o tratamento fisioterapêutico, para a recuperação dos ligamentos do joelho, é normal que surjam algumas outras situações, tais como tendinite, dificuldade em dobrar e esticar a perna e fraqueza muscular, que também devem ser tratadas ao mesmo tempo.
Lesões no cruzado posterior tendem a causar grandes danos ao joelho, tendo sintomas como a sensação de instabilidade articular, além de dor e inchaço, que desaparecem por volta de 2 a 4 semanas (embora o joelho ainda fique instável após esse período). É a lesão mais comum nos ligamentos do joelho.
Possuímos dois ligamentos colaterais: o ligamento colateral lateral (LCL) na região externa (de fora) do joelho e o ligamento colateral medial (LCM) na região interna do joelho fortalece a articulação do joelho no lado externo do joelho. O primeiro une o fêmur (osso da coxa) ao topo da sua fíbula – o osso comprido e fino adjacente à tíbia.
Já os ligamentos, estruturas também esbranquiçadas, assemelham-se com a forma dos tendões e funcionam como amortecedores dos ossos, protegendo as articulações e evitando a fricção entre os ossos. Além disso, também estão diretamente relacionados com a transmissão de informações e impactos do joelho para a medula e para o cérebro.
Qual é a velocidade máxima de um Boeing 777?
O que significa a palavra desintegradora?
Quais os pilares que possibilitam colocar em prática os princípios da governança corporativa?
Com que idade o aposentado deixa de pagar imposto de renda?
Como agradecer ao cliente pela compra?
Como trabalhar de Caregiver no Canadá?
Quais são os deveres dos pais?
Como obter um endereço de IP público?
Como clarear feijão escuro com vinagre?
Qual a melhor cidade do interior de Minas Gerais para se morar?
O que é endosso-caução penhor pignoratício?
Como calcular uma área em cm2?
O que significa imponderável em português?
Quais são os efeitos colaterais da enzima?
Quais as desvantagens do medicamento genérico?