O funcionamento do forno de micro-ondas ocorre da seguinte forma: No interior do aparelho existe uma onda eletromagnética de frequência igual a 2.450 MHz que é gerada por um magnetron e irradiada por um ventilador de metal, que fica localizado na parte superior do aparelho, para o interior do mesmo.
O forno de micro-ondas (também conhecido como forno micro-ondas) é um eletrodoméstico utilizado principalmente na cozinha e que permite a preparação ou aquecimento rápido de alimentos.
Diferentemente do forno elétrico, que funciona por aquecimento, o micro-ondas atua por meio de ondas eletromagnéticas, que fazem as moléculas dos alimentos se agitarem e, com isso, serem cozidas ou esquentadas.
A frequência de ondas produzidas por um forno de microondas é da ordem de 2,45 x 10^9 (10 elevado a 9) Hz.
O forno de microondas não fornece calor, ele atua exclusivamente sobre as moléculas de água dos alimentos. Alimentos secos ou recipientes não são aquecidos pelo microondas, embora, com o tempo, o alimento aquecido possa aquecer o recipiente por condução.
Diferentemente do forno elétrico, que funciona por aquecimento, o micro-ondas atua por meio de ondas eletromagnéticas, que fazem as moléculas dos alimentos se agitarem e, com isso, serem cozidas ou esquentadas. Essas características o tornam indicado para descongelar alimentos ou requená-los, quando já preparados.
Forno elétrico é ideal para preparo de alimentos mais saborosos. Se o micro-ondas funciona com o objetivo de deixar tudo mais prático e rápido, o forno elétrico tem como principal característica o preparo de alimentos mais saborosos, mantendo a consistência natural da comida.
Física no cotidiano: como funciona o forno de micro-ondas? Praticamente em todas as residências existem o famoso forno de micro-ondas. Simples e prático, ele auxilia no preparo e aquecimento de alimentos, muitas vezes salvando a alimentação dos que não se arriscam no fogão convencional.
Assim surgiu, no início dos anos 50, o primeiro forno de microondas. “O magnetron recebe, de um transformador, uma tensão fixa de cerca de 400 volts e gera dentro do aparelho ondas eletromagnéticas de 2,45 GHz”, afirma o engenheiro Marco Antônio Dalpossi, da Escola Politécnica da USP.
Sempre ouvimos que metais não devem ser colocados em um forno de micro-ondas e há uma razão bem específica para isso. O campo eletromagnético gerado pelo micro-ondas, se exposto a um metal, causará elevadas correntes elétricas. O metal irá superaquecer e cargas elétricas escaparão pelo ar, causando faíscas que podem danificar o forno.
Esses primeiros aparelhos eram excessivamente grandes e caros, algo que só mudou no final dos anos 1970, quando os fornos de micro-ondas se popularizaram após a japonesa Sharp lançar uma versão de baixo custo do eletrodoméstico. Mesmo tendo evoluído em diversos aspectos ao longo do tempo, o princípio básico dele é o mesmo.
Como identificar causa e consequência em uma frase?
Quais são os três tipos de isomeria?
Como saber se a pedra e granito?
O que é candidíase e vaginose?
Como se faz uma crônica narrativa?
Como habilitar o bash no Windows?
Como saber se foi contratura ou estiramento?
Pode usar neutralizante depois de pintar o cabelo?
Como saber se um Fila Brasileiro é puro?
O que fazer antes de sair da empresa?
Como editar usando o Audacity?
O que fazer para acabar com bichinhos de luz?
Qual a habilitação do fisioterapeuta?
Quando um rottweiler deixa de ser filhote?