O sistema de excitação Brushless consiste de uma excitatriz de corrente alternada e um retificador rotativo montado no mesmo eixo do gerador. A excitatriz se assemelha a uma máquina de corrente contínua sem comutador, com enrolamento de campo no estator e armadura no rotor.
Excitatriz Brushless ( Sem Escovas) Motores síncronos com sistema de excitação brushless possuem uma excitatriz girante, normalmente localizada em um compartimento na parte posterior do motor. Dependendo da operação do motor, a excitatriz é construída por: Excitatriz com alimentação de corrente contínua no estator.
As excitatrizes têm a função de manter as condições de carga e a tensão do gerador constantes em todo o processo produtivo. Esta finalidade é alcançada pois a excitatriz gerador envia ao campo do alternador níveis de corrente de excitação.
Tipos de Geradores Gerador Mecânico - utiliza energia mecânica e a converte em energia elétrica. Exemplo: alternadores de carro. Gerador Químico - utiliza energia energia química, ou potencial, e a converte em energia elétrica. Exemplo: pilhas.
O GERADOR NÃO GERA ENERGIA: O gerador não consegue alcançar a velocidade nominal, procure uma assistência técnica autorizada. Contato ineficiente do soquete, ajuste a conexão. Regulador automático de velocidade danificado, entre em contato com uma assistência técnica e substitua o regulador automático da tensão (AVR).
Princípio de funcionamento No gerador síncrono, uma corrente dc é aplicada ao enrolamento de campo localizado no rotor, a qual produz um campo magnético. O rotor então é acionado por uma máquina primária, produzindo um campo magnético girante no interior da máquina.
A excitatriz tem por finalidade enviar ao campo do alternador determinado nível de corrente de excitação a fim de manter, em qualquer instante e condição de carga, a tensão de saída do gerador rigorosamente constante.
A corrente de excitação é fornecida ao campo rotativo através dos anéis coletores e das escovas. Uma outra vantagem do gerador CA de armadura estacionária e campo rotativo está na grande facilidade de se isolar as bobinas do estator, comparada com a isolação das bobinas do rotor.
Gerador de Corrente Contínua
3.1 Geradores síncronos São utilizados na grande maioria das Centrais Hidroelétricas, contendo muitos pólos salientes em razão da baixa velocidade de operação. Já nas Termoelétricas são utilizadas as máquinas de rotores cilíndricos com 2 ou 4 pólos, em razão da alta rotação desse tipo de geração.
O elemento de interesse para este trabalho é o sistema de excitação, que permite regular a tensão do gerador e a potência reativa.
A simulação dos sistemas de excitação pode ser usada como forma a compreender melhor o seu funcionamento, e melhorar aspetos da regulação de tensão. A simulação é de resto, hoje em dia, uma prática bem estabelecida ao ponto de o planeamento e a operação dos SEE serem em grande parte baseados na simulação.
Posteriormente passaram a ser adotados sistemas de excitação de corrente alternada, que permitem eliminar escovas e anéis. Os sistemas de excitação sem escova têm, nos últimos anos, sido largamente adotados.
O que vem depois de convergente?
Quais são os processos que tramitam em segredo de justiça?
Como configurar Firewall modem Vivo?
Como ocorre a aprendizagem segundo Piaget e Vygotsky?
Qual é a direção e o sentido da força normal?
O que é a eficiência energética?
O que é bom para segurar os cachos?
Precisa de carteira para dirigir lambreta?
Qual a quantidade de repetições para hipertrofia?
Qual idade termina a juventude?
Pode tomar 3 Dipironas de uma vez?