Basta que, ao ver o relâmpago, contemos os segundos que o som demora para ser ouvido. Ao multiplicarmos a quantidade de segundos por 343, que é a velocidade de propagação do som no ar, teremos uma medida em metros que dirá onde, aproximadamente, o raio caiu.
O som é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente pelo espaço e apenas em meios materiais, como o ar ou a água. Para que esta propagação ocorra, é necessário que aconteçam compressões e rarefações em propagação do meio.
As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material. O som se propaga melhor em materiais que possuem as partículas mais juntas, ou seja, se propaga melhor em materiais sólidos e líquidos.
sonora
A velocidade do som acontece nos estados sólidos, líquidos e gasosos com diferença de celeridade. A velocidade sonora no estado sólido é maior do que no estado líquido, sendo que no gasoso é menor que nos dois anteriores. Com a temperatura em 20º C, a velocidade sonora é de 343 m/s.
Isso porque quando a pressão aumenta, a densidade (e a elasticidade) aumenta proporcionalmente (se a temperatura permance constante). Nos líquidos, a velocidade é muito maior porque o aumento de densidade é compensado por um aumento na elasticidade.
O mesmo ocorre com as ondas de rádio. Quanto a direção de propagação, o som é classificado como uma onda longitudinal, pois a vibração ocorre na mesma direção do movimento. A velocidade de propagação do som depende da densidade e do módulo da elasticidade volumétrica do meio.
Ao contrário do som, a luz se propaga no vácuo porque não é uma onda mecânica, mas eletromagnética. O mesmo ocorre com as ondas de rádio. Quanto a direção de propagação, o som é classificado como uma onda longitudinal, pois a vibração ocorre na mesma direção do movimento. O som é uma onda mecânica, por isso não se propaga no vácuo.
Note que essa velocidade é influenciada por dois fatores: o estado físico dos materiais e a temperatura dos materiais. Em relação aos estados físicos, o som se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente nos gases. Já, em relação a temperatura, quanto mais elevada ela for, mais rapidamente o som se propaga.
O som se propaga em ondas, as chamadas ondas sonoras. Estas podem sofrer três tipos de interferência: a reflexão, a refração e a absorção. A reflexão acontece quando a onda sonora atinge uma superfície mudando de sentido e direção.
Como tirar app da tela inicial?
Como tirar vírus que abre navegador sozinho Android?
Como tirar tinta de caneta de capa de silicone?
Como tirar ar do filtro de água?
Como tirar ar da máquina Nespresso?
Como tirar tinta de carro de plástico?
Como não aparecer mensagem recebida no WhatsApp?
O que é bom para tirar tinta de caneta do cabelo?
O que os profissionais da saúde devem perguntar antes da doação de sangue?
Como tirar mancha de pomada do estofado?
Como tirar o Samsung Daily e colocar Google?
Como tirar o selo do ar condicionado?
Como funciona o atendimento virtual na Sefaz-RJ?
Como tirar tinta de lápis hidrocor da pele?
Como desligar notebook sem precisar atualizar?