A transmissão de dados é simples quando apenas duas máquinas estão se comunicando ou quando um só dado é enviado. Caso contrário, é preciso instalar várias linhas de transmissão ou compartilhar a linha com os diversos participantes. Este compartilhamento chama-se multiplexagem.
RESUMO Existem dois tipos de transmissão de dados: analógico e digital. Sendo analógicoo meio de transmissão não físico, exemplos: infravermelho, ondas de rádio, via satélite e wireless . E sendo digital o meio de transmissão físico, exemplos: cabo coaxial, fibra óptica e par trançado.
O meio de transmissão de dados serve para oferecer suporte ao fluxo de dados entre dois pontos. Usamos o termo linha para designar o meio de transmissão usado entre esses pontos. Essa linha pode ser de um par de fios, um cabo coaxial, fibras óticas, comunicação por rádio frequência ou até mesmo por satélites.
Os meios de transmissão mais comumente utilizados são:
O meio de transmissão de dados serve para oferecer suporte ao fluxo de dados entre dois pontos. Computadores em rede ficam interligados por meio de fios elétricos, fibras ópticas, ondas de rádio ou raios de luz e nas redes com fio, pode-se utilizar o par trançado ou cabo coaxial.
Dependendo do sentido das trocas, existem três modos de transmissão de dados: ligação simplex, half-duplex e full-duplex.
Hoje em dia, geralmente, as redes das prestadoras de serviços de telecomunicações utilizam redes suportadas por três tecnologias: fibra óptica, par metálico e rádio digital. A escolha desses meios de transmissão é baseada em aspectos econômicos, geográficos, sociais ou técnicos.
Os meios físicos de transmissão sem cabeamento são mais conhecidos do grande público: Infravermelho: transferência por ondas eletromagnéticas de forma direta – em linha reta, como um laser ou difusa – como as luzes de uma lâmpada. Bluetooth: é um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia.
Podemos classificar os meios de transmissão das redes de forma física como se segue: Pares de fios; Cabos coaxiais; ... Transmissão sem fio.
Para que a transmissão de dados possa ser estabelecida, deve existir uma linha de transmissão, chamada via de transmissão ou canal, entre as duas máquinas. Estas vias de transmissão são constituídas por vários canais onde os dados circulam como ondas eletromagnéticas, elétricas, luminosas ou até acústicas.
Uma rede tem como finalidade transmitir informações de um computador para outro. Para isto, é preciso, inicialmente, decidir o tipo de codificação do dado a ser enviado, ou seja, a sua representação informática. Ela dependerá do tipo de dado, porque pode se tratar de dados sonoros, textuais, gráficos e de vídeo.
O modo de transmissão designa o número de unidades de informação (bits) que podem ser transmitidas simultaneamente pelo canal de comunicação. Um processador (o computador) nunca trata só um bit de cada vez, normalmente atuando sobre 8 bits (ou 1 byte) ao mesmo tempo. É por isso que a ligação básica em um computador é chamada de paralela .
Meios não-físicos, o espaço livre. Pode-se conceituar meio de transmissão como todo suporte que transporta as informações entre os terminais telefónicos, desde a origem (central telefónica na origem da chamada) até o destino (central telefónica no destino da chamada) e vice-versa. Como funciona um sistema de transmissão?
Quais as melhores áreas de trabalho atualmente?
Quantos jatos de Aerolin devo tomar?
Qual a diferença entre responsabilidade objetiva e culpa presumida?
Como o Minotauro foi derrotado?
Quais são os principais responsáveis pela degradação do solo?
Qual a relação entre liderança e empreendedorismo?
O que significa a expressão Estado de Direito?
O que fazer quando o coelho está doente?
O que usar no lugar do coalho?
O que fazer quando o dedo está infeccionado?
Quanto tempo posso usar o FGTS para amortização?
Quantos inscritos precisa para ganhar a primeira placa do YouTube?
Porque cachorro late para trovão?
Quanto tempo depois de uma cirurgia pode tomar água?
O que é conhecido como o cérebro do computador?