A máquina trabalha através da limpeza por altas temperaturas, que matam os micro-organismos existentes e garantem o controle de doenças infeccionas e contaminações que podem passar pelos materiais.
A Termodesinfectora efetua o processo de limpeza, termodesinfecção e secagem de materiais, atendendo às CMEs e normas da Anvisa.
Para o processo de termodesinfecção a letalidade é indicada pelo A0, tendo 80ºC como temperatura referencia, D igual a 1 minuto e Z igual a 10ºC.
Tipos de desinfecção
Lavadora Ultrassônica é o equipamento utilizado para automatização da limpeza para materiais odontológicos, instrumentos cirúrgicos, instrumentos canulados como materiais de videoendoscopia, cateteres, lâmina para microscopia, tubos de ensaio, tubos cônicos, pipetas de vidro, placa de petri, câmera de newbauer, entre ...
A lavadora / termodesinfectora é usada em aplicações médicas, bem como farmacêuticas, para preparar bens para autoclavagem futura (por exemplo, instrumentos cirúrgicos para remover resíduos, como sangue e proteína) ou para desinfetar (semi esterilizar) para uso posterior.
A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.
Tipos de desinfecção
- Baixo Nível: Na desinfecção de baixo nível são destruídas bactérias em forma vegetativa, alguns vírus e fungos. ... - Alto Nível: nesse nível de desinfecção são destruídas bactérias, fungos e alguns esporos. Sobrevivem apenas alguns esporos bacterianos e os vírus lentos.
As lavadoras ultrassônicas são utilizadas na automatização da limpeza de instrumentos laboratoriais, atuando desde as impurezas da superfície até áreas microscópicas e de difícil acesso. São indicadas para ambientes hospitalares, veterinários e laboratoriais.
A termodesinfecção foi adicionada ao processo de limpeza para fornecer segurança ao colaborador na manipulação dos artigos a serem preparados para a esterilização.
O processo de desinfecção seja ela química ou térmica, assim como a esterilização, não existe sem a remoção completa de toda a matéria orgânica visível dos artigos. Se não está limpo não pode ser desinfetado ou esterilizado.
Durante o processo, os parâmetros e as fases podem ser monitorados pelo visor do IHM e/ou na impressora. No final do ciclo regularmente realizado, pode-se abrir o desinfetador pelo lado oposto para retirar o material (caso o modelo da termodesinfectora tenha dupla porta – barreira).
Embora algumas recomendações européias como a Holandesa e Inglesa estabeleçam parâmetros de desinfecção térmica diferentes dos válidos na Alemanha, todos são validados na literatura internacional como na nacional.