A Terapia Centrada no Cliente postula que o terapeuta não pode estabelecer metas eficazes para o sujeito, devido à sua falta de conhecimento do que é a experiência real daquela pessoa. O terapeuta jamais saberá como é exatamente sentir o que o cliente relata.
A abordagem centrada na pessoa foi desenvolvida em 1940 pelo psicólogo Carl Rogers. Também conhecida como terapia centrada na pessoa, ela procura estimular e expor a tendência humana de autoatualização das pessoas. ... Para Rogers, essa tendência humana de buscar a saúde e o bem-estar foi batizada de Tendência Atualizante.
A terapia centrada na pessoa é uma abordagem humanista que lida com as formas pelas quais os indivíduos se percebem conscientemente. ... O terapeuta é, então, aquele que interpreta as experiências e sentimentos do indivíduo de acordo com a perspectiva do paciente, e não do profissional.
A Abordagem Centrada na Pessoa, com sua proposta de promover relações interpessoais autônomas e consequentemente humanizadas, sugere o desenvolvimento de atitudes de consideração positiva incondicional, empatia e autenticidade como características principais desse jeito de ser.
São elas: a fase não diretiva; a reflexiva; a experiencial e a coletiva ou inter-humana.
A abordagem centrada no cliente se concentra em fornecer uma consideração positiva incondicional, empatia e apoio genuíno, a fim de ajudar a cliente a alcançar uma visão mais congruente de si mesma.
Em um de seus artigos mais conhecidos, Rogers (1957) afirma que três atitudes do terapeuta – congruência, empatia e consideração positiva incondicional – são essenciais para que uma mudança de personalidade possa ocorrer com o cliente.
“O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança”.
fase da psicoterapia Centrada na Pessoa, denominada REFLEXIVA (19) Rogers baseia suas hipóteses sobre a relação terapêutica em observações de suas próprias experiências subjetivas na interação com o cliente (CURY, 1987, p.
Com empatia, cuidado, respeito, mas principalmente com autenticidade. Para a Abordagem Centrada na Pessoa, é importante que o facilitador diga o que sente, mais é claro que como sendo a sua verdade, e não como verdade do outro.
A abordagem centrada no cliente se concentra em fornecer uma consideração positiva incondicional, empatia e apoio genuíno, a fim de ajudar a cliente a alcançar uma visão mais congruente de si mesma. O ator Bob Newhart retratou um terapeuta que utilizou terapia centrada no cliente no The Bob Newhart Show que foi ao ar em 1972-1978.
Palabras clave: comunicación; enfoque centrado en la persona; relación terapéutica. O presente artigo apresenta discussão sobre o processo de comunicação entre terapeuta e cliente nas diferentes fases da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), de Carl Rogers (1997).
Uma avaliação que analisou a eficácia da terapia centrada na pessoa sugeriu que esta abordagem foi eficaz para indivíduos que sofrem de problemas de saúde mental comuns, como depressão e ansiedade, e pode até ser útil para aqueles que experimentam sintomas mais moderados a graves.
Dois dos elementos-chave da terapia centrada no cliente são: 1 Não é diretiva. Os terapeutas permitem que os clientes liderem a discussão e não tentam dirigir o cliente em uma direção... 2 Enfatiza consideração positiva incondicional. Os terapeutas demonstram total aceitação e apoio aos seus clientes sem... More ...
Como declarar Imposto de Renda 2021?
Quando o implante atinge o nervo?
Qual o órgão responsável pelo idoso?
O que acontece no corpo de quem anda de bicicleta?
Como tirar o tom alaranjado do cabelo castanho?
O que fazer quando está com saudade de alguém?
Pode usar Matizador em Morena iluminada?
Como vai ficar o ano letivo com a pandemia?
Como licenciar veículo de pessoa falecida?
Como tirar gelo da estátua Genshin impact?
Como fica os dentes após clareamento?
O que dizer para uma pessoa que perdeu o cachorro?
Como fica o útero após a menstruação?