O Sisu não realiza segunda chamada! O que existe é a lista de espera que o MEC encaminha para as universidades participantes do processo seletivo e elas são responsáveis por convocar novos alunos para a matrícula.
Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Por isso, os alunos que manifestaram interesse na lista de espera devem ficar atentos às chamadas nos sites das próprias universidades em que estão concorrendo. Não haverá mais nenhuma divulgação no site do Sisu.
A segunda chamada é a lista de candidatos convocados para a matrícula que não passaram na primeira seleção de aprovados, tanto em vestibular como em programas do Governo para bolsas ou financiamentos. Essa segunda seleção serve para preencher vagas que não foram ocupadas pelos primeiros selecionados.
O processo é feito em duas etapas obrigatórias, que vão funcionar da seguinte forma: Primeira etapa: Preenchimento de formulário e upload de documentos e escolha de uma das modalidades a seguir: [S] Matriculado Satisfeito; [D] Desistente aguardando nova convocação; [M] Matriculado aguardando nova convocação.
A Lista de Espera do SiSU é destinada aos candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções de cursos no Sistema de Seleção Unificada. Trata-se de uma segunda chance, nas quais as vagas que não foram preenchidas ficam à disposição daqueles que ainda não foram selecionados.
Se, por algum motivo, você não conseguir acessar o site do Sisu ou caso haja alguma dúvida, há duas alternativas para conferir se foi selecionado:
Segundo o Regimento Acadêmico da Graduação (RAG) o aluno que perder uma das avaliações tem direito, sem a necessidade de justificativa, a fazer segunda chamada ao final do período letivo, sobre conteúdo acumulado.
A forma como o vestibular é aplicado, suas etapas e provas vão variar de uma instituição para outra e para saber como cada um funciona você deverá ler atentamente o edital daquele vestibular que irá prestar.
A questão das opções oferecidas pelos vestibulares costuma gerar dúvidas. Há dois sistemas. Num deles, milhares de candidatos são chamados nas segundas opções. No outro, segunda opção só quando sobram vagas – isto é, quase nunca.
Um mesmo vestibular pode ter uma, duas, três ou quatro etapas. E cada uma dessas etapas vai apresentar diferentes provas.
Graduações, por sua vez, são cursos que possuem duração média de 5 anos e que são voltados ao ensino de uma profissão, como o Direito, a Arquitetura, a Letras, a Educação Física, a Pedagogia e diversas outras. O vestibular é composto por provas e etapas, que podem ser classificatórias ou eliminatórias.
Quanto maior a concentração dos reagentes?
Qual signo não se dá bem com Peixes?
Quais os elementos estruturantes de uma sentença?
O que fazer com uma pessoa fria?
Onde está o Antonov 225 agora?
Para que serve uma mesa digitalizadora?
Como cuidar da quaresmeira roxa?
Quanto tempo dura canja de galinha na geladeira?
Por que na Índia eles não comem carne bovina?
Pode misturar Vanish com sabão em pó?
Quais são os tipos de empreendedores que existem?