A frequente necessidade de ingerir a bebida é um dos sinais do vício. Se pretender deixá-lo, é bom saber que irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça e insônia são sintomas da abstinência da cafeína.
Veja 9 dicas para parar de beber café
Basta começar pelo café descafeinado. “Se você é um usuário viciado, pode levar várias semanas para reduzir gradualmente o consumo de cafeína”, diz ela. Beber muita água e chá de ervas pode facilitar a transição também.
Somos viciados? De tão popular, a bebida é sempre alvo de muitos estudos, que ora dizem que não tem nada melhor para certos problemas de saúde, ora dizem que não tem nada pior. Mas uma coisa é certa: café não vicia. Nesse caso, o café poderia ser substituído por qualquer outro alimento e causaria o mesmo efeito.
"O aspecto essencial é uma síndrome característica de abstinência devido à cessação ou redução abrupta no uso de produtos contendo cafeína após um uso diário prolongado. A síndrome inclui cefaléia e pelo menos um dos seguintes sintomas: acentuada fadiga e sonolência, acentuada ansiedade ou depressão, náusea ou vômitos.
Riscos do consumo exagerado de café
É comprovado que a cafeína tem um efeito levemente diurético, mas quando consumida na forma de café ou chá, a própria água presente nas bebidas é suficiente para neutralizar esse efeito.
"O aspecto essencial é uma síndrome característica de abstinência devido à cessação ou redução abrupta no uso de produtos contendo cafeína após um uso diário prolongado. A síndrome inclui cefaléia e pelo menos um dos seguintes sintomas: acentuada fadiga e sonolência, acentuada ansiedade ou depressão, náusea ou vômitos.
Abstinência. De acordo com o Medscape, “os sintomas de abstinência geralmente começam 12 a 24 horas após a súbita interrupção do consumo de cafeína e atingem um pico após 20 a 48 horas. Em alguns casos, contudo, estes sintomas podem aparecer em apenas três a seis horas e podem durar cerca de uma semana”.
Se já experimentou alguns destes sintomas, é viciado em café. Eé aconselhável reduzir a quantidade ingerida. Para Addicott, o vício manifesta-se sobretudo no stress causado pela privação de café quando precisamos.
A cafeína pode se tornar viciante através das alterações que causa em seu cérebro. Além disso, tomar café geralmente produz sentimentos positivos, o que o encoraja a repetir o comportamento. Quando a cafeína se torna viciante? Como é o caso de outras substâncias, o risco de se tornar viciado em café depende de vários fatores.
Uma vez consumida, a cafeína leva cerca de 30 a 60 minutos para atingir sua concentração máxima no sangue. Os efeitos tendem a durar entre três e nove horas, dependendo da pessoa ( 3 ). O café contém cafeína, um estimulante natural responsável pelas propriedades viciantes do café.
Para Addicott, o vício manifesta-se sobretudo no stress causado pela privação de café quando precisamos. «A ideia de que não vamos conseguir tomar aquele café, àquela hora causa uma disrupção no dia-a-dia preocupante. É uma questão mais subjetiva do que pelas quantidades propriamente ditas.»
Porque tá chovendo tanto 2022?
Quanto é o juros de 350 milhões?
Pode usar naftalina no banheiro?
Qual a importância da NR 32 para o técnico de enfermagem?
Como remover o fundo de uma imagem no paint?
O que é mais caro ouro branco ou amarelo?
Quais os sintomas de quem tem resistência à insulina?
Como aumentar os níveis de progesterona naturalmente?