A frequente necessidade de ingerir a bebida é um dos sinais do vício. Se pretender deixá-lo, é bom saber que irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça e insônia são sintomas da abstinência da cafeína.
Veja 9 dicas para parar de beber café
Basta começar pelo café descafeinado. “Se você é um usuário viciado, pode levar várias semanas para reduzir gradualmente o consumo de cafeína”, diz ela. Beber muita água e chá de ervas pode facilitar a transição também.
Somos viciados? De tão popular, a bebida é sempre alvo de muitos estudos, que ora dizem que não tem nada melhor para certos problemas de saúde, ora dizem que não tem nada pior. Mas uma coisa é certa: café não vicia. Nesse caso, o café poderia ser substituído por qualquer outro alimento e causaria o mesmo efeito.
"O aspecto essencial é uma síndrome característica de abstinência devido à cessação ou redução abrupta no uso de produtos contendo cafeína após um uso diário prolongado. A síndrome inclui cefaléia e pelo menos um dos seguintes sintomas: acentuada fadiga e sonolência, acentuada ansiedade ou depressão, náusea ou vômitos.
Riscos do consumo exagerado de café
É comprovado que a cafeína tem um efeito levemente diurético, mas quando consumida na forma de café ou chá, a própria água presente nas bebidas é suficiente para neutralizar esse efeito.
"O aspecto essencial é uma síndrome característica de abstinência devido à cessação ou redução abrupta no uso de produtos contendo cafeína após um uso diário prolongado. A síndrome inclui cefaléia e pelo menos um dos seguintes sintomas: acentuada fadiga e sonolência, acentuada ansiedade ou depressão, náusea ou vômitos.
Abstinência. De acordo com o Medscape, “os sintomas de abstinência geralmente começam 12 a 24 horas após a súbita interrupção do consumo de cafeína e atingem um pico após 20 a 48 horas. Em alguns casos, contudo, estes sintomas podem aparecer em apenas três a seis horas e podem durar cerca de uma semana”.
Se já experimentou alguns destes sintomas, é viciado em café. Eé aconselhável reduzir a quantidade ingerida. Para Addicott, o vício manifesta-se sobretudo no stress causado pela privação de café quando precisamos.
A cafeína pode se tornar viciante através das alterações que causa em seu cérebro. Além disso, tomar café geralmente produz sentimentos positivos, o que o encoraja a repetir o comportamento. Quando a cafeína se torna viciante? Como é o caso de outras substâncias, o risco de se tornar viciado em café depende de vários fatores.
Uma vez consumida, a cafeína leva cerca de 30 a 60 minutos para atingir sua concentração máxima no sangue. Os efeitos tendem a durar entre três e nove horas, dependendo da pessoa ( 3 ). O café contém cafeína, um estimulante natural responsável pelas propriedades viciantes do café.
Para Addicott, o vício manifesta-se sobretudo no stress causado pela privação de café quando precisamos. «A ideia de que não vamos conseguir tomar aquele café, àquela hora causa uma disrupção no dia-a-dia preocupante. É uma questão mais subjetiva do que pelas quantidades propriamente ditas.»
Quanto tempo leva para perder 12 quilos?
Como corrigir cargo no eSocial?
Pode pagar boleto do IPVA na lotérica?
Quantas teclas brancas há em um piano?
O que faz um nutricionista de UTI?
Quem realmente matou o Madara?
Como deixar um espaço no nome do Twitter?
Qual a diferença entre a mente racional e a mente emocional?
Qual a posição do Brasil no Pisa 2020?
Porque o IPv6 é melhor que o IPv4?
O que vale como atividade jurídica?
Qual é a massa atômica do chumbo?
O que é personalidade Colerica?