Ou seja, o que é percebido na mente humana é exclusivamente o que acontece com o corpo. A mente é ideia do corpo, o pensamento só acontece por força dos corpos que nos afetam. Não poderíamos ser, como gostariam alguns, cabeças flutuantes, almas incorpóreas. Precisamos estar mergulhados na vida, plenamente.
De acordo com o filósofo, a teoria de Espinosa demonstra que a ambivalência da indissociabilidade entre a esperança e o medo está na origem da superstição e que o elemento supersticioso possibilita a mobilização de teses conspiratórias e de negacionismo científico.
(SPINOZA, 2009
Encontramos, então, o primeiro elemento do paralelismo: corpo e mente são considerados paralelos entre si, mas unidos pela potência da natureza de sempre pensar simultaneamente infinitas coisas e sempre existir simultaneamente de múltiplos modos. Portanto, é a multiplicidade infinita que os une.
As idéias, para Espinosa, existem enquanto idéia do corpo e correspondem à alma humana, que é a expressão do intelecto divino. Assim como o corpo é um corpo composto de vários indivíduos, a alma é composta de muitas idéias, ela é idéia composta e é exatamente esta composição que confere à alma sua natureza individual.
Portanto, Baruch Espinosa apresenta uma concepção inovadora por conta de sua racionalidade ao tratar de assuntos relacionados a religião, analisando a existência e a função de Deus dentro da sociedade.
35 curiosidades que você vai gostar
Segundo Spinoza (2008), não há coisas boas ou más em si mesmas; bom e mal se referem à maneira como as coisas e os outros afetam nosso conatus. Quando um corpo encontra outro, pode ser que este lhe seja bom, acrescentando-lhe sua potência, aumentando sua força de existir.
Em Psicologia, paralelismo psicofísico é a teoria que afirma que a consciência e os processos nervosos variam simultaneamente independentemente de haver qualquer relação causal entre os dois. Ou seja, modificações na consciência ocorrem com correspondentes modificações nos processos nervosos.
Assim, havendo uma só substância esta se constitui por uma infinidade de modos e atributos que são suas propriedades e características, onde o atributo é infinito em seu gênero, dos quais os únicos conhecidos pelo homem são o pensamento e a extensão.
RESPOSTA: Para Espinosa os afetos primários felicidade e tristeza são a origem de todos os outros sentimentos (ansiedade, calma, ciúme, culpa, depressão, espanto, felicidade, gratidão, inveja, nojo, ódio, orgulho, pena, solidão, rancor, rebeldia, preguiça).
Como o aluno devolve as atividades no Google Classroom?
Como lidar com a diversidade de personalidades e relacionamento com uma equipe de trabalho?
Como lidar com colegas sabotadores?
O que é o ensino por investigação?
Como lidar com Vênus em Escorpião?
Como o aluno deve empreender nos estudos?
O que fazer quando se tem medo da mudança?
Qual a importância do curso de Direito para a sociedade?
Como lidar com pessoas difíceis no relacionamento?
Como interpretar o resultado do EBITDA?
O que fazer quando a relação está em crise?
O que é um problema emocional?
Como ajudar uma pessoa com ego inflado?
Quem tem síndrome de Asperger pode se aposentar?
Como lidar com situações difíceis em sala de aula?
O que fazer quando seu irmão e agressivo?