A aristocracia social surgiu tendo em vista a questão das guerras de conquista que propiciou o surgimento de novas terras cultiváveis na Grécia Antiga. Nesse sentido, temos que muitas terras foram descobertas e assim os grande donos do poder local passaram a ser detentores dessas terras.
A aristocracia teve origem na necessidade de um novo governo que combatesse a tirania, forma de governo em que o poder se concentrava em uma pessoa. Tal como a oligarquia, a tirania era uma forma de governo perversa, desviada da originária monarquia.
Na Grécia Antiga, a aristocracia surgiu como um modo de governar baseado na entrega do poder político aos mais aptos, que, na visão predominante na Grécia Arcaica (séculos VIII a.C. a VI a.C.), eram os grandes proprietários de terras.
Aristóteles
Aristóteles foi um autor que estudou a aristocracia e a defendia como forma de governo.
Nessa época, temos a formação do genos, propriedades em que uma grande família se matinha unida em torno da exploração econômica de uma mesma parcela de terras. Não havendo um proprietário, a riqueza produzida pelos membros de um genos era dividida entre seus integrantes.
Na verdade, boa parte da teoria aristotélica é uma contestação as doutrinas de Platão. Um exemplo dessas divergências é que, para Platão, o mundo era dividido em mundo de ideias e mundo sensível. Já Aristóteles defendia que poderíamos captar todos os conhecimentos necessários no mundo no qual se vive.
Há um movimento de herdeiros da família real brasileira que defendem a restauração da monarquia no Brasil. Na Grécia Antiga, a aristocracia surgiu como um modo de governar baseado na entrega do poder político aos mais aptos, que, na visão predominante na Grécia Arcaica (séculos VIII a.C. a VI a.C.), eram os grandes proprietários de terras.
O problema dessa forma de aristocracia consiste no fato de que a terra é um direito de herança, sendo passada de pai para filho, e os herdeiros podem não saber administrar bem as responsabilidades trazidas com ela.
Os filósofos gregos Platão e Aristóteles foram defensores da aristocracia. Apesar de Platão ter vivido no período democrático e presenciado o seu mestre, Sócrates, participar de debates políticos possíveis graças à democracia e ao enfraquecimento da aristocracia grega, o escritor de A República era partidário do segundo regime de governo.
Uma nova forma de aristocracia foi ressuscitada em Atenas, mas manteve o privilégio do poder político a quem possuísse terras — é chamada de aristocracia agrária. Esparta ainda passou muito tempo sob o domínio das aristocracias agrárias que detinham, sobretudo, o controle do forte exército espartano.
Qual a validade de um contrato de confissão de dívida?
Qual o personagem que mais morre no Dragon Ball?
O que é conversão de visualização?
Quanto custa para recorrer a uma multa?
Qual o valor do rateio para cada professor?
O que é bom para curar arritmia?
Para que os fungos são importantes?
Qual foi a primeira fonte de energia do mundo?
Qual o papel das relações interpessoais nas organizações?
Qual o minério mais raro do Minecraft?
O que tem no Dia 18 de outubro?
Que canal que passa o sorteio do Hipercap?
Quem mora sozinho tem direito ao renda Brasil?
Qual maior confinamento do mundo?
Quais são as infrações gravíssimas?
Como saber se eu ganhei peso ou massa muscular?
Como usar aguarrás para tirar tinta?