Transtorno de personalidade narcisista é um dos vários tipos de transtornos de personalidade. Trata-se de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.
O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.
A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.
IndivÃduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crÃtica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional. Dessa forma, quando contrariados, podem reagir com raiva, irritação e nervosismo.
As pessoas com transtorno de personalidade narcisista são caraterizadas por grandiosidade persistente, necessidade excessiva de admiração, e um desdém e falta de empatia para com outros. Esses indivÃduos, geralmente, apresentam arrogância, um sentimento de superioridade, e comportamentos de busca por poder.
Um narcisista pode ter um comportamento muitas vezes exagerado em público, abusando de palavras e termos sexuais e incomodando quem está por perto. Acredite, se desculpar por ele só faz com que ele te veja como alguém que limpará a bagunça e, quando ele quiser, pode agir como um idiota.
Pistas para reconhecer um narcisista
Para descobrir se alguém é narcisista, pergunte-se se a pessoa: Tem uma noção exagerada sobre sua própria importância; Espera ou exige constante admiração e atenção dos outros. Vive obcecado em adquirir muito poder, sucesso ou uma relação ideal. Klare Heston é uma Assistente Social ClÃnica independente em Ohio.
Um narcisista, obviamente, não faz nada de errado em sua mente. Isso significa que ele precisa culpar os outros por quaisquer falhas. Em algum ponto, a culpa será sua. Em vez de tentar discutir, ou explicar como isso é culpa do narcisista, ou ser afetado emocionalmente, você precisa estabelecer limites.
Se alguém mantém uma atitude narcisista é porque tenta se atribuir um valor que, no fundo, sente ou teme não ter. Trata-se de um mecanismo de compensação. Como o pavão que abre suas penas para parecer ameaçador quando na verdade está assustado. Sua exibição é apenas a expressão de um conflito interno que não consegue resolver.
Caso se sinta exausto pela carência (a necessidade constante de elogios, validações, atenção e paciência), melhor repensar seu relacionamento com ele. Se estiver sendo abusado por um narcisista (manipulado, constantemente depreciado, tratado como se fosse alguém sem valor), você precisa sair da relação imediatamente.
O que fazer quando o dente do coelho está muito grande?
Quando o inquérito não pode ser instaurado?
Qual a melhor anestesia para cirurgia?
O que é a ideologia na escola?
Como deixa o cabelo liso sem produto?
Quanto tempo dura o inchaço do preenchimento de olheiras?
Como descobrir o número de um cartão SIM?
O que é o novo contrato social em Rousseau?
Como agradecer um gesto de carinho?
Como funciona adaptações disciplinas?
Quando se preocupar com um linfonodo?
Qual é o plural da palavra mingau?
O que devo ler para melhorar minha redação?
Qual é o firewall nativo do Ubuntu Server?
Qual o salário de um terceiro Sargento aposentado?