O método da Aprendizagem Baseada em Problemas tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho.
A Metodologia da Problematização: algumas características. Nesse esquema constam cinco etapas que se desenvolvem a partir da realidade ou um recorte da realidade: Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade (prática).
PBL ou Problem-based learning, é uma prática pedagógica empregada em muitas escolas médicas. Enquanto existem muitas variantes da metodologia, a abordagem inclui a apresentação de um problema para um pequeno grupo, que iniciará uma discussão durante algumas sessões.
Já na Problematização, os problemas seriam definidos pelos alunos, por meio da observação da realidade, ou seja, “a realidade é problematizada pelos alunos”, afirma. ... Já a PBL, em sua opinião, visa somente a solução do problema para a aquisição de conteúdos cognitivos pelos alunos.
Depois, uma das vantagens mais marcantes é o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes. Por ser uma metodologia voltada para a resolução ativa de problemas, os alunos aprendem a controlar o próprio aprendizado ao escolher os modos como absorvem o conhecimento.
O filósofo Dermeval Saviani caracterizou o método com cinco etapas que o professor deve promover no processo pedagógico, para que o processo de ensino-aprendizagem tenha resultados satisfatórios. São elas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final.
PBL é uma sigla que vem do inglês, Problem Based Learning, que representa a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e, como o próprio nome diz, é a construção do conhecimento a partir da discussão em grupo de um problema.
Por isso, pensar em uma aprendizagem baseada em problemas pode parecer, à primeira vista, algo bastante controverso e até mesmo impossível de ser realizado. No entanto, quando analisamos a situação de modo mais racional, chegamos à conclusão de que a realidade é bem diferente.
A partir daí, várias questões de biologia, geografia, física e química são abordadas e, juntos, os alunos chegam a uma conclusão de como resolver esse problema. Esse tipo de abordagem pode ser feita pouco a pouco, fazendo com que os corpos docente e discente se habituem à nova realidade de maneira gradual.
A intenção aqui é fazer com que o aprendizado seja mais dinâmico e ocorra de forma simultânea, fazendo com que o aluno tenha as bases teóricas e teste-as ao mesmo tempo.
Depois, uma das vantagens mais marcantes é o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes. Por ser uma metodologia voltada para a resolução ativa de problemas, os alunos aprendem a controlar o próprio aprendizado ao escolher os modos como absorvem o conhecimento. Esse tipo de metodologia é, inclusive, muito democrático.
Qual é o melhor colágeno para tomar?
Quando é feita a avaliação formativa?
Porque o preço das coisas aumentaram na pandemia?
Pode dar sal branco para o gado?
Por que Crocodile ajuda Luffy?
Em que idade termina a adolescência?
O que significa demissão por justa causa?
Quais as influências da cozinha espanhola?
Qual o efeito das férias no contrato de trabalho?
O que falar com o crush no whatsapp?
O que é um dispositivo volátil?
Quais são os pilares para uma boa qualidade de vida?
Como enviar video grande por emailr por email?
Quantos escritores têm no Brasil?
Quanto posso levantar no multibanco?