Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. Esse compartilhamento ocorre devido à atração dos elétrons pelos núcleos vizinhos.
Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos.
Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.
Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica.
Características das ligações iônicas
Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".
33 curiosidades que você vai gostar
Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.
Nesse tipo de ligação há a formação de moléculas, que podem ser representadas por suas respectivas fórmulas moleculares, isto é, a representação mais simples que indica quantos átomos de cada elemento têm na molécula. Alguns exemplos de fórmulas moleculares são: H2, S2, O2, N2, H2O, CO2, etc.
Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.
Os compostos covalentes e moleculares podem ser encontrados nos três estados físicos, possuem pontos de fusão e ebulição baixos e não conduzem eletricidade. ... Tais substâncias são denominadas de compostos covalentes ou sólidos de rede covalente.
Os compostos podem ser tanto covalentes quanto iônicos. Em compostos covalentes, os átomos formam ligações covalentes que consistem no compartilhamento de pares de elétrons entre dois núcleos atômicos adjacentes. Um exemplo de composto covalente é a amônia.
À temperatura ambiente, os compostos orgânicos se encontram nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Isso prova que seus pontos de fusão e ebulição são menores do que em substâncias de origem inorgânica, uma vez que a maioria dos compostos inorgânicos se encontra no estado sólido.
Compostos iônicos são formados por íons unidos por forças eletrostáticas, esse tipo de compostos, chamados de ligações iônicas, são ligações entre um metal e um ametal. O elemento metálico possui uma tendência a formar cátions, isto é, perde um elétron para o ametal, que o absorve, formando um ânion.
Será que você conhece bem os quatro tipos de ligações que existem?Ligação iônica ou eletrovalente.Ligação covalente ou molecular.Ligação covalente dativa ou coordenada.Ligação metálica.
Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.
A ligação covalente dativa é um compartilhamento de pares de elétrons, em que estes são provenientes de um único átomo. No texto Ligação Covalente, vimos que esse tipo de ligação química ocorre quando há o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais.
De acordo com a natureza dos elementos químicos envolvidos na ligação covalente, ela pode ocorrer da seguinte forma:Entre dois átomos de Hidrogênio;Entre um átomo de ametal e o Hidrogênio;Entre átomos de um mesmo elemento químico (ametal);Entre átomos de elementos químicos diferentes (ambos ametais).
As ligas metálicas são misturas formadas por dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um deles é um metal. Por exemplo, a liga mais utilizada no cotidiano é o aço, que é produzido nas siderúrgicas, sendo que o seu principal constituinte é o metal ferro (98,5%).
Resumo sobre as ligações químicas
A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.
Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio ($$$^{11}Na$$$) e cloro ($$$^{17}Cl$$$).
Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.
Quanto custa o teste de sexagem fetal?
Com o que escovar os dentes do cachorro?
Como por netflix na playstation 4?
Quanto tempo dura constipação?
Quanto cobra um professor particular de ingles?
Quanto tempo dura sangramento de nidação?
Como saber quanto recebo por hora?
Como trabalhar usando a internet?
Quanto tempo dura a paralisia do sono?
O que significa o operador !=?
O que significa a palavra embaraçado?