Quem mente precisa de duas coisas: memória e frieza emocional. ... Basicamente que o cérebro de um mentiroso estabelece muitas conexões a mais entre suas memórias e ideias. Essa maior conectividade permite a eles que haja consistência em suas mentiras, e um acesso mais rápido a essas associações.
O mentiroso patológico esconde bem as suas emoções. Ele não demonstra indícios que possam indicar a inverdade de suas palavras. Como mente com frequência, domina o controle de suas feições e linguagem corporal. Também não sente culpa ao mentir, mesmo quando tem certeza que a mentira prejudicará a vida de terceiros.
O perfil de pessoa mentirosa também pode ser caracterizado pela impulsividade (mentir como reflexo de resposta perante o medo do julgamento) ou, pelo contrário, por ser uma pessoa fria e calculista que mente de forma muito elaborada.
As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.
Conheça-os:Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ... Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ... O movimento dos olhos. ... Reação demorada. ... A maneira como a pessoa fala.
36 curiosidades que você vai gostar
Como ele reage? Quando você faz uma pergunta qualquer, ele demora para responder? Quando vocês conversam, ele costuma agir estranho, como olhar para baixo ou não te encarar? Ele tem o costume de repetir muitas vezes a mesma história, como se ela já estivesse ensaiada?
9 passos para pegar o mentiroso do trabalho1 Ouça. ... 2 Tente neutralizar suas emoções. ... 3 Faça o mentiroso falar. ... 4 Tenha base de comparação. ... 5 Aposte nas perguntas que os agentes do FBI usam. ... 6 Note o tempo de resposta. ... 7 Observe se ele faz comparações. ... 8 Peça para repetir a história.
É a chamada mitomania: compulsão pela mentira, contada de forma consciente, que busca proteger a pessoa ou falsear a realidade para que ela pareça melhor. A mitomania é um transtorno mental, levando a um sofrimento psíquico da pessoa que vive alimentando suas próprias mentiras.
A mentira, em todas as suas vertentes, prejudica muito a sociedade e as famílias, afeta a produtividade das empresas, alimenta os litígios judiciais e banaliza as relações humanas.
Como investir em ações de uma empresa?
Como identificar o bemol na partitura?
Como ensino religioso precisa ser aplicado?
Como ir de Recife para a Praia dos Carneiros?
Que medidas poderiam ser tomadas para diminuir os casos de sífilis no mundo?
Como saber a medida de um parafuso?
Qual é a região no centro respiratório que está associada à atividade inspiratória?
Como ir de ônibus do Rio de Janeiro para Petrópolis?
Como identificar o meu processador AMD?
Como se forma o pensamento no cérebro?
Qual é a rodoviária mais próxima do Aeroporto de Guarulhos?
Quando um gráfico é uma função?
Como chegar em Penha saindo de Curitiba?
Como o exercício da razão e proporção subsidia a eficaz administração de conflitos?
Como ir para Algarve de Porto?
Como testar motor Trifasico se está queimado?