A gravação e a leitura dos dados são feitas através de minúsculos eletroímãs presentes nas cabeças de leitura do disco rígido. Compostos de uma bobina de fios que envolvem um núcleo de ferro, esses ímãs são extremamente precisos, o que permite a gravação de trilhas medindo centésimos de milímetros.
O disco rígido, popularmente conhecido como HD (Hard Disk), é um dispositivo que é usado em computadores capaz de armazenar dados. No HD é armazenado qualquer tipo de informação, podendo ser um simples arquivo de uso pessoal, como também informações usadas pelo sistema operacional.
Os dados são gravados no disco rígido em bits, ou seja, são interpretados como 0 ou 1 pelo computador. As sequências de bits, que formam os arquivos gravados no disco rígido, é que são posteriormente lidas para que possam ser interpretadas e transformadas nos dados acessados pelo sistema operacional.
Um cluster (também chamado de agrupamento) é a menor parte reconhecida pelo sistema operacional, e pode ser formado por vários setores. Um arquivo com um número de bytes maior que o tamanho do cluster, ao ser gravado no disco, é distribuído em vários clusters.
A resposta está no disco rígido, que passa a ser utilizado pela maioria dos sistemas operacionais atuais como uma extensão da memória RAM, sob a forma de uma memória virtual. Assim, o sistema passa a ler e escrever dados em disco, evitando travas e continuando o gerenciamento dos processos.
Memória RAM Esse tipo de memória tem um processo de gravação de dados extremamente rápido, se comparado aos vários tipos de memória ROM. No entanto, as informações gravadas se perdem quando não há mais energia elétrica, isto é, quando o computador é desligado, sendo, portanto, um tipo de memória volátil.
O HD ou Disco Rígido serve para armazenar arquivos, programas, jogos e todo tipo de conteúdo que se deseja manter no computador.
Um conjunto de setores do HD que são endereçados pelo sistema operacional como uma única unidade lógica. Em outras palavras, um cluster é a menor parcela do HD que pode ser acessada pelo sistema operacional.
Para coordenar o movimento das cabeças de leitura, os HDs contam com um dispositivo especial chamado actuador. Os primeiros discos rígidos utilizavam motores de passo para realizar a movimentação dos braços e das cabeças de leitura, assim como acontece nos disquetes.
Quanto mais denso for o material magnético, maior é a capacidade de armazenamento do disco. Note que os HDs com grande capacidade contam com mais de um prato, um sobre o outro. Eles ficam posicionados em um eixo responsável por fazê-los girar.
Para que a movimentação sai de forma correta, o atuador conta em seu interior uma bobina que é "induzida" por imãs. A parte responsável por todo o armazenamento de dados são os discos magnéticos, na qual são formadas por duas partes, a primeira delas é chamada de substrato. Porém, o HD não armazena os dados em um disco metálico, ...
A maioria dos discos rígidos disponíveis no mercado utiliza múltiplos discos de gravação e leitura, o que permite aumentar a capacidade do dispositivo. Embora existam exceções à regra, o mais comum é que cada HD possua quatro discos em sua composição.
Quais são os anos do Ensino Fundamental?
Quais são seus principais desafios profissionais?
Quem criou o basquete e em que ano?
Quanto ganha um medico clinico geral?
Qual era a posição do Brasil na economia mundial em 2015?
O que acontece com Polly em Riverdale?
Quais os sintomas de pedra no?
Como tirar certidão de nascimento atualizada grátis?
Quanto custa para fazer uma loja Havan?
Como Escrever horas com aspas?
Como consultar multa no Renainf?
Como fazer um traço no teclado?
Quantos meses se pode ficar na Europa?
Qual a estrutura de um plano de contas?
Como desbloquear senha de 8 dígitos do Banco do Brasil?