O oxigénio ou oxigênio é um elemento químico de número atómico 8 e símbolo O representando com massa atómica 16 u. Constitui parte do grupo dos calcogénios e é um não metal reactivo e um forte agente oxidante que facilmente forma compostos com a maioria doutros elementos, principalmente óxidos.
Em Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP) — ou seja, na natureza — dois átomos de oxigênio se ligam, formando o dioxigênio, representado pela fórmula O2.
Calcogênios- coluna 16 = Família VIA --> oxigênio, enxofre, selênio, telúrio e polônio.
Características do oxigênio
Esse elemento é capaz de realizar duas ligações químicas covalentes (por apresentar dois orbitais p incompletos);
Os ametais apresentam como principal propriedade química a capacidade de formar ânions, já que apresentam a tendência de ganhar elétrons (são elementos muito eletronegativos). Além dessa propriedade química (tendência de receber elétrons), os ametais apresentam outra: a intensa capacidade de formar substâncias iônicas.
45 curiosidades que você vai gostar
Isso significa que eles possuem alta eletronegatividade ou, melhor dizendo, elevada tendência para atrair os elétrons. Dizemos que quanto mais eletronegativo o ametal for, mais reativo ele será.
Ametais: maus condutores de eletricidade, apresentam coloração opaca, baixo ponto de fusão e quando se encontram no estado sólido se fragmentam, ou seja, não é possível transformá-los em objetos.
A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. ... Uma molécula de cloreto de hidrogênio (HCl) é formada por uma ligação covalente entre um átomo de hidrogênio e um átomo de cloro.
O oxigénio encontra-se no estado livre como componente do ar, do qual constitui cerca de 20% em volume. É o responsável por todos os processos de combustão e, por isso, é imprescindível para a vida. Uma quinta parte dos gases da atmosfera que rodeia a Terra é constituída por oxigénio.
Oxigênio na tabela periódica
Nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (PTN) apresenta fórmula molecular O2 [numeral subscrito], em que dois átomos ligam-se com uma configuração eletrônica em estado tripleto.
O2 pode referir-se a: O2 (oxigénio) a molécula de oxigénio.
A alotropia é uma propriedade dos elementos químicos de formar duas ou mais substâncias simples diferentes. As formas alotrópicas do oxigênio são: o gás oxigênio e o gás ozônio. A diferença entre eles é de apenas um átomo.
O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão.
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().
Exemplos de ligas metálicas
Aço Comum: liga metálica muito resistente composta de ferro (Fe) e carbono (C), utilizada nas construções de pontes, fogão, geladeira, dentre outras. Aço Inoxidável: composta de ferro (Fe), carbono (C), cromo (Cr) e níquel (Ni).
Inicialmente, o enxofre realiza duas ligações covalentes comuns, compartilhando dois pares de elétrons com um dos átomos de oxigênio, ficando ambos estáveis com 8 elétrons.
Fórmula Estrutural Plana ou Fórmula Estrutural de Couper: mostra as ligações dos elementos, sendo que cada par compartilhado corresponde a um traço. Se for apenas um traço chamamos de ligação simples; se forem dois, ligação dupla; e se forem três traços, ligação tripla.
Ligação covalente dativa ocorre quando um átomo compartilha seus elétrons. Essa ligação obedece à Teoria do Octeto, onde os átomos se unem tentando adquirir oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade eletrônica. Exemplo: formação de dióxido de enxofre (SO2).
O grupo dos ametais é composto por 11 elementos químicos, são eles: Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).
Com relação ao estado físico, os ametais apresentam representantes gasosos (gases nobre, flúor, cloro, oxigênio e nitrogênio), líquido (bromo) e sólidos (iodo, astato, enxofre, selênio, telúrio, fósforo, arsênio, silício e boro).
Os ametais (ou não metais) são um conjunto de elementos que possuem características físicas e químicas opostas aos dos metais.
...
Características dos ametaisnão possuem o brilho característico dos metais;não são bons condutores de calor e eletricidade;além de não serem facilmente transformados em lâminas ou em fios.
Qual a diferença de treliça H8 e H12?
O que os jovens querem da vida?
Qual habilidade para acolhimento?
Qual é o número de elétrons na última camada do átomo de Cálcio Z-20?
O que diz o artigo 168 da CLT?
Quantos copos tem em 2 litros?
Quando começa a terceira idade no Brasil?
O que é bom para desinflamar piercing?
Como calcular o momento de inércia de um círculo?
Qual deve ser o capital de giro de uma empresa?
O que significa resposta lacônica?
Qual é o país mais famoso do mundo?
Quantos anos dura um pneu remold?
Quais eram os jogos populares antigamente?
Como saber se tem cisto no umbigo?