Especulação imobiliária é a compra ou aquisição de bens imóveis com a finalidade de vendê-los ou alugá-los posteriormente, na expectativa de que seu valor de mercado aumente durante o lapso de tempo decorrido.
O crescimento horizontal das cidades também é um dos efeitos gerados pela especulação imobiliária no espaço geográfico urbano. Muitas vezes, o acúmulo de lotes à espera de valorização estimula a formação de novos loteamentos em zonas cada vez mais afastadas dos centros mais importantes da cidade.
Lobbys da especulação imobiliária e da construção comandam as cidades. ... Ele acentua que, em uma cidade, a principal disputa se dá em torno dos interesses imobiliários.
A especulação imobiliária mediante o estoque de grandes glebas de terra favorece a urbanização descontínua (pela criação de vazios urbanos ou, seja, de grandes áreas vazias dentro do tecido urbano) e o espraiamento da área urbana dos municípios.
O espaço urbano é um bem público, isto é, a cidade é socialmente construída. Neste sentido a valorização e a melhoria do espaço urbano deveria atender ao conjunto de seus moradores, porém nas grandes cidades acontece de maneira reversa, com a expulsão dos pobres das áreas melhoradas.
A especulação imobiliária não é ilegal, mas é alvo de muitas críticas quando feita em excesso. Uma delas é que, ao manter espaços que poderiam ser habitados vazios, ela impacta a qualidade de vida na cidade e dificulta o acesso à boa moradia, especialmente para quem tem menos poder aquisitivo.
A especulação imobiliária gera diversos efeitos no espaço geográfico das cidades, principalmente na valorização excessiva do preço do solo urbano. A especulação imobiliária, basicamente, é o processo de mudança na valorização dos solos, consistindo na prática de obtenção de lucro privado a partir de investimentos realizados sobre um determinado ...
Portanto, diante desses problemas, a especulação imobiliária é vista por muitos urbanistas como um grave problema social, sobretudo quando a sua prática é bastante acentuada.
O resultado disso é que, de forma indireta, a especulação imobiliária é uma solução de mercado para a questão do déficit habitacional, um problema que ainda hoje atinge milhões de famílias brasileiras que vivem em moradias precárias ou de alto risco. Ademais, as cidades aproveitam de maneira mais eficiente os seus espaços, ficando mais espalhadas.
Em muitos casos, forma-se, como consequência da especulação, a formação de bairros especializados ou socialmente diferenciados entre si. Assim, destina-se o uso desse solo para um determinado fim – que pode ser comercial, cultural, residencial etc. –, fazendo com que o seu preço eleve-se e a especulação perpetue-se para aquela região em questão.
Quais são as etapas de replicação viral?
Quando eu posso cortar o denominador do mmc?
O que acontece quando o zigoto chega no útero?
Como saber se estou com dívida?
Como conseguir a publicação de conclusão do ensino médio no Diário Oficial do RJ?
Como tirar figurinhas de vídeo?
Como remover o texto de uma imagem no Word?
Como saber se uma pessoa tem plano de saúde?
Como apagar pessoas no Lightroom?
Como saber se uma pessoa te usou?
Como remover tatuagem de forma natural?
Como saber a carga elétrica de um íon?
Como apagar tatuagens de forma natural?
Tem como mudar de 32 para 64 bits?