Os benefícios da comida irradiada vão além da consequente saúde gerada pela eliminação de substâncias indesejáveis. Isso porque o processo também aumenta o período de conservação de alguns alimentos e atrasa o amadurecimento de algumas frutas e vegetais, reduzindo a taxa de desperdício.
As principais vantagens da irradiação dos alimentos são: minimização dos microrganismos prejudiciais à saúde, a lenta maturação e germinação, permitindo assim prolongar a duração dos alimentos.
Possíveis desvantagens do uso da radiação na indústria de alimentosOs alimentos irradiados podem apresentar modificações em seu sabor e aroma, de acordo com a dose de radiação utilizada;Se os micro-organismos não forem suscetíveis à radiação, não serão degradados;
Medicina: A irradiação possui várias aplicações na medicina. Uma delas é a radioterapia, empregada no tratamento de tumores. Também existem os radiofármacos, usados em avaliações neurológicas e cardiológicas, e os radioisótopos, cujo elemento mais comum é o iodo 131, que auxilia no diagnóstico de doenças da tireoide.
A irradiação dos alimentos tem a capacidade de destruir micro-organismos, preservar por mais tempo, ainda tem a finalidade de eliminar insetos e retardar o processo germinativo em produtos vegetais. Há um aumento na segurança dos alimentos e uma diminuição nas perdas causadas por deteriorização (BOAVNETURA, 2005).
34 curiosidades que você vai gostar
A radioatividade é usada nos alimentos para diminuir os microrganismos causadores do apodrecimento e para aumentar a sua conservação e tempo de consumo. ... A irradiação de frutas, legumes, cereais, frutos do mar, entre outros, diminui a quantidade de fungos e bactérias, aumentando, assim, seu tempo de conservação.
Entenda o processo de irradiação dos alimentos e os efeitos desta radiação. ... A irradiação evita a propagação de insetos e doenças, retarda a maturação e o envelhecimento e conserva os tecidos dos alimentos, mantendo-os frescos e aumentando o seu tempo de armazenamento.
Conheça a seguir alguns pontos positivos da radioatividade em nossa vida:Radiografia. O físico alemão Wilhelm C. ... Radioterapia. ... Esterilização de materiais.
Além do câncer, doenças como embolia pulmonar, infecções agudas e infarto do miocárdio são diagnosticadas pela medicina nuclear. Alguns radiofármacos também servem para combater dores nos ossos, hipertireoidismo ou para tratar o câncer na tireoide.
A irradiação de alimentos possui inúmeras vantagens, dentre elas podemos elencar: o processo é a frio; os raios gama tem alto poder de penetração; ocorre um considerável aumento na vida útil de frutas frescas, vegetais e carnes; pode ser utilizado como substituto de tratamentos químicos; a irradiação é um tratamento ...
Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.
Custo elevado. Necessidade de pessoal especializado. Necessidade de controle médico constante para o pessoal que trabalha.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células.
A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, pode impedir a proliferação por microrganismos, parasitas e pragas que causam a deterioração nos alimentos, tais como bactérias e fungos, reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos como; brotamento, maturação e envelhecimento sem ...
O tipo de irradiação de interesse na conservação de alimentos é a eletromagnética. O espectro eletromagnético de interesse na conservação de alimentos pode ser dividido da seguinte forma: micro-ondas, radiação ultravioleta, raios X e radiação gama.
Eis a solução para o problema: submeter os alimentos a uma quantidade controlada de radiação ionizante (raios X, raios gama ou feixe de elétrons). ... Selo indicativo de alimentos irradiados.
“Há estudos que mostram a redução acentuada de 20% a 30% na mortalidade por câncer de mama, graças a realização de exames diagnósticos de mamografia que também emitem radiação”, diz o Dr. Leão, que também preside a LatinSafe, organização que promove educação a médicos e técnicos sobre proteção radiológica.
O uso da radiação na medicina permite novas abordagens para o diagnóstico e tratamento de doenças. No entanto, a utilização dessa ferramenta requer cuidados para evitar a exposição excessiva de produtos radiológicos aos pacientes, funcionários e demais profissionais que acompanham o processo.
“A radioatividade pode nos ajudar, e muito. Por exemplo, na medicina. Na parte de diagnóstico, a medicina nuclear nos ajuda a localizar tumores, com a tomografia. Ela também nos ajuda a tratar alguns tumores, com a radioterapia”, explica o professor, que lembra também da radiografia.
Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.
No entanto, esse fenômeno está sendo usado para ações que fazem parte do nosso cotidiano como nas radiografias esterilização de materiais, na televisão, nos raios solares, na cerveja, nos objetos luminosos e até mesmo na areia da praia.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimento irradiado é todo aquele que tenha sido intencionalmente submetido ao processo de irradiação. ... O alimento não se torna radioativo.
A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra. A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.
O Sr Bert Popping explica que alimento radioativo é aquele que contem em sua composição elementos radioativos, que emitem pulsos de energia. Um alimento radioativo (alta energia) não é considerado seguro. Já um alimento irradiado é o que sofreu exposição à radiação, para, por exemplo, eliminar microrganismos.
Estudos indicam uma visão negativa dos alimentos irradiados devido a associação de irradiação com radioatividade e riscos à saúde. Consumidores após informados sobre os benefícios da tecnologia demonstram uma nova percepção e o percentual de rejeição diminui em relação aos alimentos irradiados.
O que é a celebração da missa?
O que o cigarro causa no pulmão de um fumante?
Precisa impermeabilizar telha de fibrocimento?
Quanto é 18.000 BTUs em Watts?
O que é cordoalha de alto falante?
Quais são os 7 estados da matéria?
Quais são os tipos de transformações físicas?
Quais tradições incluem na cultura popular brasileira?
Como aconteceu a regionalização da década de 70?
Quais foram as principais formas de música sacra no período renascentista?
Qual é a principal fonte de energia do corpo humano?
Como acelerar o metabolismo para engordar?
Qual é o melhor site para TV online?
Qual o tamanho do status do WhatsApp?
O que é um gateway de exemplos?