Asfixia (do grego asphyxía, "falta de pulso") ou sufocação é a dificuldade respiratória que leva à falta de oxigênio no organismo. Pode ser causada por: Baixo conteúdo de oxigênio do ar ambiente; Obstáculo mecânico das vias respiratórias ou dos pulmões.
Estrangulamento: asfixia por constrição do pescoço por um laço acionado por meio diverso ao peso da vitima (podendo ser homicida ou acidental). Esganadura: asfixia por constrição do pescoço exercida pelas mãos do agressor. Carga aproximada para obliteração das vias aéreas e vasos do pescoço: 2 Kg obliteram as jugulares.
d) Por que a falta de oxigênio leva à morte por asfixia? Resposta: Porque os citocromos ficam "carregados" de elétrons, levando ao bloqueio do fluxo de elétrons ao longo das cadeias respiratórias que param, cessando de produzir ATP.
A broncoaspiração é a entrada do conteúdo produzido pelo estômago ou de alimentos e/ou líquidos e/ou saliva no pulmão, podendo causar tosse, falta de ar, asfixia e até pneumonia.
O legista explicou que asfixia por constrição cervical ocorre através da compressão da região do pescoço, o que provoca interrupção do fluxo de oxigênio, levando a vítima inicialmente à inconsciência e consequentemente à morte.
Isso porque, o processo de combustão dos colchões, madeiras, etc., consome o O2 do ambiente, e o produto dessa queima incompleta é um gás de grande toxicidade: monóxido de carbono (CO).
Segundo documento assinado pelo diretor geral Jorge Amorim Filho, os óbitos ocorreram após a interrupção do fluxo de oxigênio. O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) informou que registrou 4 mortes de pacientes internados, dependentes de ventilação, que morreram com a interrupção do fluxo de oxigênio.
Um grande número de casos de asfixia acontece por razões mecânicas agudas, como aspiração de corpo estranho por crianças, e se constituem em urgências médicas. Nesses casos deve-se cuidar da permeabilidade das vias respiratórias antes mesmo que da função cardíaca.
Existem sinais gerais de asfixia, presentes na maioria dos casos, mas importante frisar que não são patognomônicos, mas orientam quanto a ocorrência de um quadro possivelmente asfíxico, sendo eles sinais externos e internos.
A forma mais banal e comum de asfixia é aquela causada pela aspiração de corpo estranho pelas vias respiratórias.
Estrangulamento: asfixia por constrição do pescoço por um laço acionado por meio diverso ao peso da vitima (podendo ser homicida ou acidental). Esganadura: asfixia por constrição do pescoço exercida pelas mãos do agressor.
Como podemos explicar a diferença da temperatura entre elas?
Qual o limite do cartão C6 Bank?
Qual é o correto é assentar ou sentar?
Como ocorre a formação do petróleo em bacias sedimentares?
Como mover um gráfico de uma planilha para outra?
Onde está disponível 50 tons mais escuros?
Quais os tipos de sociedade e qual a diferença entre elas?
Como mostrar que perdi o interesse?
O que é o capitalismo no Brasil?
Como escreve 900 00 por extenso?
Como funciona o Giro Fácil da caixa?
Como é feito o carrinho de sorvete?