A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente.
A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais.
Na educação não-formal, os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais ( a questão da intencionalidade é um elemento importante de diferenciação).
A educação não-formal organiza o processo de ensino e aprendizagem sem seguir vários requisitos formais, como por exemplo, pode ser realizada em qualquer ambiente, desde que apresente uma dinâmica diferente de aulas expositivas, não priorize a memorização e utilize ferramentas didáticas diversificadas e atrativas.
Para o autor o campo de educação formal tradicionalmente é referido à escola, enquanto o campo não formal diz respeito a “atividades que ocorriam à margem das escolas, mas que reforçavam a aprendizagem escolar, nas bibliotecas, no cinema, no esporte, na arte” (FÁVERO, 2007.
A educação não formal acontece em formações oferecidas por ONGs, treinamentos e capacitações profissionais, cursos livres, programas educacionais para jovens (formação de liderança), programas de intercâmbio, workshops de desenvolvimento pessoal, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com Libâneo (2002), podemos entender que a educação não-formal refere-se às organizações políticas, profissionais, científicas, culturais, agências formativas para grupos sociais, educação cívica, etc., com atividades de caráter intencional.
1- A Educação Informal apresenta as seguintes características, EXCETO: a- Ocorre, cotidianamente, ao longo de toda a vida; b- Engloba experiências individuais e grupais; c- Apresenta caráter intermitente; d- É irrelevante para a vida das pessoas. c- Apresenta caráter intermitente.
A educação não-formal pode desenvolver-se nos mais variados espaços, sendo uma modalidade crescente no cenário nacional e pouco explorada nos meios acadêmicos. PALAVRAS – CHAVES: Educação não-formal; Educador social; Pedagogia social.
Para Gohn (2008) a educação não formal pode ser desenvolvida no cotidiano nas relações sociais com os “outros”, pela experiência e em espaços de ação coletivos fora da escola, em locais informais onde há processos de interação e intencionalidade na ação, na participação, na aprendizagem e na transmissão e troca de saberes.
A educação formal e não formal, tem caráter intencional e objetivam promover o desenvolvimento e a socialização das pessoas. Portanto, são responsáveis em oferecer condições para que todos os indivíduos possam desenvolver as suas potencialidades e que sejam capazes de responder aos desafios colocados pela realidade.
A educação não formal como afirma Gonh (2011,pg14) não visa substituir ou competir com a educação formal [...]”. Deste movimento podem ocorrer parcerias entre outras frentes de trabalho, como as organizações sociais, ONGs e outros espaços da comunidade que
Qual a vantagem de ter uma SCP?
Para que servem os recursos pedagógicos?
Quais os tamanhos de prótese de silicone?
O que são condutores e isolantes térmicos Cite exemplos?
O que significa presença de malignidade?
Como conquistar um escorpiano magoado?
Qual tipo de lesão celular está envolvido na arteriosclerose?
Como funciona o marketing de influência?
Qual a finalidade do selador acrilico?
Qual a porcentagem de DNA entre tio e sobrinho?
Quanto tempo dura o efeito da escova secadora?
Quais as unidades de compõem uma CPU qual a principal função de cada unidade?
Quantos filhos Kim Taehyung quer ter?
O que é um medicamento patenteado?
Qual a cor mais difícil do mundo?
Quantos metros de concreto dá para fazer com um saco de cimento?
Porque a textura do cabelo muda?