Os recursos didáticos são todas as ferramentas que auxiliam no processo de ensino- aprendizagem, tendo como principal função a de facilitar a compreensão acerca do assunto abordado pelo professor (CASTOLDI; POLINARSKI, 2009; ESCOLANO et al., 2010; MARASINI, 2010; SILVA et al., 2012).
O recurso pedagógico tem por objetivo favorecer a aprendizagem, ele iria atender determinada faixa etária, seus interesses, dificuldades e também as necessidades exigidas pelo aluno com necessidades educacionais especiais.
Os recursos didático-pedagógicos são componentes do ambiente educacional estimuladores do educando, facilitando e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.
Os recursos didáticos são materiais de apoio que auxiliam o professor de forma pedagógica, facilitando o desenvolver da aula. Tais recursos também são utilizados para motivar os alunos e incentivar o interesse deles no tema abordado.
Os recursos didáticos podem auxiliar e mediar o desenvolvimento de diferentes atividades em sala de aula. É necessário conhecer e selecionar o material a ser utilizado adequando ao conteúdo, ao público e aos objetivos a serem alcançados (BORGES, 2000).
29 curiosidades que você vai gostar
Os resultados mostraram que todos os avaliados consideram importante o uso de recursos didáticos diferenciados e por isso já os utilizaram em momentos específicos de suas atividades docentes. Os recursos citados como mais comumente empregados foram debates, filmes, programas de televisão e aulas de laboratório.
Com a utilização de recursos didáticos diferentes é possível tornar as aulas mais dinâmicas, possibilitando que os alunos compreendam melhor os conteúdos e que, de forma interativa e dialogada, possam desenvolver sua criatividade, sua coordenação, suas habilidades, dentre outras.
Os recursos didáticos, segundo a Classificação Brasileira dos Recursos Audiovisuais, são classificados em visuais (álbum seriado, cartazes, exposição, fotografias, flanelógrafo, gráficos, gravuras, mapas, modelos, mural, museus, objetos, quadro de giz, quadros, transparências), auditivos (aparelho de som, discos, fitas ...
Os resultados mostraram que todos os avaliados consideram importante o uso de recursos didáticos diferenciados e por isso já os utilizaram em momentos específicos de suas atividades docentes. Os recursos citados como mais comumente empregados foram debates, filmes, programas de televisão e aulas de laboratório.
Os meios de ensino-aprendizagem são classificados em recursos naturais, pedagógicos, tecnológicos, culturais ou da comunidade, etc. Mas também podem ser classificados em visuais, auditivos e audiovisuais.
A finalidade desses estudos foi detalhar as características, situação e distribuição de diferentes recursos escolares: prédio, equipamentos, ambientes especializados, recursos humanos, material didático, etc. c sua adequação aos Padrões Mínimos de Funcionamento das Escolas.
Portanto, no momento da elaboração do seu plano, descreva detalhadamente tudo o que será necessário para que a aula ocorra conforme o previsto. Pode-se listar inúmeros recursos, como projetores, imagens, livros, cartazes, dispositivos eletrônicos, entre outros.
Os recursos didáticos nada mais são do que as ferramentas que o professor utilizará durante todo o ano letivo e pode, muitas vezes, precisar de algumas alterações ou novos utensílios que servirão para o aprimoramento das atividades e aulas realizadas na escola.
Para auxiliar a aplicação desses recursos em sala de aula, relacionamos a seguir algumas alternativas de como inseri-los no aprendizado das crianças.1 – Uso de jogos para aprendizados específicos. ... 2 – Leituras online. ... 3 – Exibição e produção de filmes. ... 4 – Explore as sonoridades.
Recursos didáticos como jogos, materiais manipuláveis e mídias tecnológicas permitem a elaboração do conhecimento mediante a realização de atividades dinâmicas nas quais o aluno é incentivado a pensar, analisar, agindo sobre o objeto de seu aprendizado.
Conheça algumas das principais tecnologias empregadas nos cursos EAD:Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) São ambientes online que o aluno acessa, pelo computador, para assistir às aulas e realizar as atividades. ... Vídeo-aulas. ... Áudio e Videoconferência. ... Chats e Fóruns. ... Bibliotecas Virtuais.
Os materiais didáticos mais utilizados na educação brasileira, de acordo com o MEC, são:livros, álbum seriado, jornais, revistas, folders, cartazes, textos, mapas;desenhos, gravuras, gráficos, maquetes, ilustrações, histórias em quadrinhos;computadores, datashow, filmes, retroprojetor, slides, quadro, mural, modelos.
Não são exemplos de recursos didáticos: Correta (B) Cortina, tapete e sof Ocultar outras opções 1. lápis, papel, lousa 2. Cortina, tapete e sofá Resposta correta 3. Microscópio, bola, régua.
Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.
Utilizar recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem é importante para que o aluno assimile o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade de manusear objetos diversos que poderão ser utilizados pelo professor na aplicação de suas aulas.
Portanto, o conhecimento linguístico de um pedagogo é imprescindível, pois, cabe a ele compreender este objeto língua nas suas diferentes concepções, sobretudo porque a língua que a escola ensina é colocada a funcionar por seus falantes já tendo uma gramática, já em funcionamento.
Um bom pedagogo deve desenvolver uma mentalidade de crescimento. Ou seja, acreditar que seus talentos, habilidades pedagógicas e salário podem ser aprimorados com boas estratégias, como cursos de especialização e qualificação, leituras e contribuições de outros profissionais.
O termo recursos pode ser considerado como qualquer elemento utilizado para alcançar um determinado fim. Assim, por exemplo, é possível falar de recursos econômicos, recursos humanos, recursos intelectuais, recursos renováveis, etc.
Entre os assuntos a serem estudados estão os seguintes:Preparação para escrever o conteúdo.O processo e construção.Estrutura do material.Métricas material EaD.Elementos Instrucionais.Linguagem dialógica.Critérios para desenvolvimento textual.
Os elementos mais importantes de um plano de aulaMetas. Um bom plano de aula deve incluir um conjunto de metas. ... Objetivos. A parte dos objetivos de um plano de aula detalha o que os alunos devem aprender durante a aula e por quê. ... Procedimentos. ... Tarefas e avaliações.
Quais são as alterações dérmicas visualizadas nas estrias?
É possível a aplicação do princípio da insignificância para o crime de moeda falsa?
Como era a família na Pré-História?
O que significa marcha na boneca gíria?
Quanto tempo demora para receber o Bilhete Único?
Quais são as características de uma coruja?
Onde fica a barra de menu no Word?
Qual o valor de uma revisão de moto?
Como saber se a voz é passiva ou ativa?
Quem não entra na reforma da Previdência?
Pode comer o couro da tilápia?
Quanto vale o raio da circunferência?
Qual é o número da lei do ECA e quando foi sancionada?
Porque Wassily Kandinsky é considerado o pai da arte abstrata?