Como o próprio nome indica, um isolante térmico isola a passagem de calor. Os mais utilizados são: plástico, borracha, madeira, lã, isopor, dentre outros. Por sua vez, os condutores térmicos facilitam a passagem de calor, pois possuem grande condutibilidade térmica. O condutor térmico mais comum é o metal.
Os materiais que diminuem o fluxo de calor entre os corpos, impedindo que o calor entre ou saia de um corpo, são denominados isolantes térmicos, como é o caso da madeira, plástico, isopor, lã, entre outros.
Isolantes e condutores térmicos
Os materiais chamados de condutores, por exemplo, são aqueles capazes de transferir calor com grande facilidade – é o caso da maioria dos metais. Os materiais isolantes, por sua vez, são aqueles que dificultam a passagem de calor, como o isopor, a borracha, a madeira etc.
Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.
10 condutores elétricosPrata.Ouro.Cobre.Alumínio.Mercúrio.Aço.Ferro.Água do mar.
20 curiosidades que você vai gostar
Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.
São exemplos de isolantes térmicos madeira, lã, ar, vidro, papel, neoprene e isopor.
Embora não exista um material que conduza de modo perfeito o calor, há vários exemplos que atuam como bons condutores de calor. Alguns deles são a prata, o cobre, o alumínio, o aço e o latão.
São exemplos de materiais isolantes térmicos a fibra de vidro, lã de rocha e fibra cerâmica.
Isolamento térmico é a capacidade de um material em reduzir a entrada ou saída de calor de um ambiente para outro. Relevante em regiões muito quentes ou frias, o isolamento térmico bem instalado garante a eficiência energética em todo o edifício, desde o piso até o telhado, passando por paredes e fachadas.
Metal - Condutividade (kcal/m h por grau)
Pela tabela vemos que a prata é o melhor condutor térmico ficando em último lugar o aço.
Por outro lado temos que materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor (isolantes térmicos), pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados. Os líquidos e gases, em geral, são maus condutores de calor. O ar, por exemplo, é um ótimo isolante térmico.
Os metais, a exemplo da mencionada vareta, são bons condutores de calor, enquanto a lã de vidro, a borracha e a madeira são maus condutores. O material com baixa condutibilidade ainda pode ser considerado um isolante térmico.
A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.
As mantas são a maneira mais tradicional de fazer isolamento térmico. Feitas de lã mineral – de rocha ou de vidro – elas são aplicadas tanto sob o teto – no forro – quanto nas paredes, e acabam sendo uma das maneiras mais baratas e práticas de isolar a casa termicamente, tanto do frio quanto do calor.
Poliéster, fibra de vidro, isopor, drywall, jardins verticais, brises e cobogós são alguns exemplos de materiais e estruturas usados no isolamento térmico para paredes.
A estrutura atômica dos materiais determina se eles serão condutores ou isolantes elétricos. A diferença está na chamada camada de valência. Cotidianamente estamos em contato com elementos que são condutores elétricos e outros que são isolantes elétricos.
O germânio (Ge) e o silício (Si) são os materiais semicondutores mais comuns. A produção de silício, entretanto, é mais explorada justamente por apresentar uma ligação química mais eficaz. O arseneto de compostos de gálio também pode ser utilizado como semicondutor.
Materiais isolantes e suas características
Uma das maiores características dos materiais isolantes de eletricidade é a resistência à passagem da corrente. Isso porque, quando eletricamente carregados, eles “prendem” as cargas elétricas em seu interior. Não à toa, são muito utilizados para barrar sua passagem.
O Cobre absorve o calor mais rapidamente, e demora mais pra dissipar, o Alumínio demora mais pra absorver o calor, em compensação, dissipa o mesmo mais rapidamente.
O cobre é considerado o melhor metal para condução de calor. Em parte, isso é devido ao fato dele possuir alto ponto de fusão e não enferrujar. É usado em dissipadores de calor, em televisores, computadores e drivers de disco.
Dentre as panelas de metal, a de cobre é a que esquenta mais rápido, seguida do inox e do ferro.
A madeira, a borracha e a cerâmica são exemplo de materiais maus condutores de calor.
Não metais: São maus condutores de corrente elétrica e calor.
Entre os materiais citados, o alumínio seria o pior material para tais tipos de conexões térmicas ou elétricas, devido à sua facilidade de oxidação e à baixa condutividade térmica da superfície oxidada.
Como se escreve a palavra quatrocentos?
Como desbloquear cartão BB pelo aplicativo?
Qual a melhor pomada para inflamação no útero?
Como Despixelizar uma imagem no Paint?
Por que o termo Terceiro Mundo é considerado obsoleto?
Qual a importância das competências socioemocionais no dia a dia?
Quais os 5 tipos de astigmatismo?
Quantas cirurgias são feitas no Brasil?
Qual o benefício da andragogia?
Qual é o clima da região Sul e quais são os estados?
São consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta?
Quais são as duas dimensões do processo de trabalho em enfermagem?
O que Exu Caveira faz na vida de uma pessoa?
Quais os tipos de instrumentos de avaliação?
Quais os benefícios para quem completou 60 anos?
O que acontece se a vítima não aparecer na audiência?