Parte da jurisprudência define que em caso de ausência da vítima deve os autos do processo ser arquivados provisoriamente, para que haja o decurso do prazo decadencial, para, então, ser declarada extinta a punibilidade do agente.
Caso uma das partes, sem justificativa, não comparecer, ser-lhe-á aplicada multa na monta de ATÉ dois por cento (do valor da causa ou da vantagem pecuniária), além de ser considerado ato atentatório a dignidade da justiça (§ 8º, do art. 334, do CPC/15).
E quando a vítima não apresenta representação, manifestando expressamente o desejo de renunciar ao direito de representar? Sendo condição de exercício da ação penal pelo Ministério Público, este não poderá formular proposta de transação penal.
9.099/95, reza que, se o acusado não estiver presente na audiência preliminar, deverá ser citado na forma do art. 66, com as advertências constantes do art. 68. Assim, será levado a efeito o chamamento ao processo no próprio Juizado (quando comparecer o autor da infração) ou por mandado (quando ausente).
Art. 334. §8º O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.
26 curiosidades que você vai gostar
2. A ausência do réu preso na audiência de instrução e julgamento não acarreta, por si só, nulidade do processo, porquanto se trata de nulidade relativa, devendo, portanto, demonstrar-se o efetivo prejuízo.
A revelia ocorre com a ausência de contestação e, como consequência, gera presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor. Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.”
A resposta é clara e simples: não há uma punição prevista em Lei para o autor dos fatos que não comparecer ao Juizado mesmo após assumir o compromisso e fazê-lo.
Na audiência preliminar, presente o representante do Ministério Público, o autor do fato e a vítima e, se possível, o responsável civil, acompanhados de seus advogados, o Juiz esclarecerá sobre a possibilidade da composição dos danos e da aceitação da proposta de aplicação imediata de pena não privativa de liberdade.
Como receber uma resposta imediata de Deus?
Quem fez cirurgia pode comer sardinha enlatada?
O que fazer quando a queimadura está inflamada?
Para que serve a função ou no Excel?
Como saber que a roda tá empenada?
Como acionar o seguro da Lojas Americanas?
O que acontece quando a resistência da geladeira queima?
Como acessar a internet de outro país?
Como utilizar a internet com responsabilidade Brainly?
O que a imaginação pode fazer?
Quanto tempo leva a portabilidade da Vivo?
Como utilizar a função dia no Excel?
Qual a função da tampa do reservatório de água do carro?
Quais são as taturanas venenosas?
Como usar a função Somases no Excel 2016?
Como saber se tem algum caroço na mama?
O que é possível com a hipnose?
Como saber se a taioba é comestível?