Cada grupo de 60 segundos forma 1 minuto. Cada grupo de 60 minutos forma 1 hora.
Existem vários instrumentos que utilizamos para medir essa grandeza: controlamos os dias em relação ao ano com base no calendário, controlamos as horas, os minutos e os segundos com base no relógio, e, para medir a variação de tempos mais curtos, utilizamos cronômetros.
Inicialmente, devemos ter em mente que cada hora possui 60 minutos e cada minuto possui 60 segundos. Veja que todas elas são grandezas diretamente proporcionais, pois quanto maior o tempo sob uma unidade, maior será sob as outras também. Portanto, a base utilizada nessas conversões é 60.
Pela definição das unidades sabemos que uma hora é igual a 60 minutos; portanto, podemos calcular 3/10 de 60 minutos obtendo 18 minutos.
Usos. Este sistema é utilizado nas medidas de ângulos (e de coordenadas geográficas angulares) e de tempo. A medida angular de um grau é dividida em 60 minutos de arco, e cada minuto de arco em 60 segundos de arco.
Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, usando relógios ou calendários, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.
Para medir o tempo existem vários instrumentos, como a ampulheta e o relógio de sol. Para controlar o tempo nas competições é necessário bastante precisão, e para isso se usa um tipo de relógio especial, o cronômetro. Os relógios mais comuns que utilizamos são os de ponteiros e os digitais.
O relógio é o instrumento que mais é utilizado no dia a dia para medir o tempo. Ele pode ser de pulso ou de parede, digital ou analógico.
Há 60 minutos em 1 hora. Para converter de minutos para horas, divida o número de minutos por 60. Por exemplo, 120 minutos equivalem a 2 horas, porque 120/60=2.
Desde então, a contagem do tempo tem sido a maneira pela qual a humanidade tem observado os céus e representado o progresso da civilização. Os primeiros eventos naturais a serem reconhecidos aconteciam nos céus, mas, durante o curso de um ano, muitos outros eventos climáticos indicam alterações significativas no ambiente.
A necessidade de contar o tempo surgiu antes mesmo da escrita, durante o Neolítico, quando os primeiros agricultores notaram a importância do exato conhecimento das estações do ano para o sucesso de suas plantações. A partir daí, cada cultura desenvolveu seu próprio sistema, restrito a suas áreas de influência.
A ginecologista e obstetra Andréa Mattos explica como é definida a contagem do tempo de uma gravidez. “A duração total da gestação é de 40 semanas, tendo seu início marcado sempre pelo primeiro dia da última menstruação até o parto. Assim chega-se a aproximadamente 280 dias ”.
Mas descobrir o tempo de gestação exige uma certa habilidade com os números, e o mínimo de conhecimento sobre o seu ciclo menstrual. Geralmente, quem auxilia nesta descoberta é o médico ginecologista, que acompanha a mulher no pré-natal. A ginecologista e obstetra Andréa Mattos explica como é definida a contagem do tempo de uma gravidez.
Como parcelar boleto do Coren-RJ?
Como parar campanha no Facebook Ads?
Como fazer o parcelamento do IPTU?
Como interromper o tratamento com topiramato?
Como jogar em dupla no Ludo King?
Qual remédio é bom para soluço?
Como interromper o uso de Depakote?
Como parar de procrastinar definitivamente técnicas ferramentas aplicativos e livros?
Tem como jogar Minecraft no ps4 e no PC?
Como instalar o drive da impressora Epson L3150?
Como fazer o jogo de boliche com garrafa pet?
Como instalar Ubuntu Server no Virtual Box?
Como baixar o Perfect World no PC?