A articulação úmero-ulnar permite contato e movimento entre o úmero e a ulna. Ela é do tipo sinovial e uniaxial (possui um único eixo) com movimento de flexo-extensão. Nas partes superficiais da articulação úmero-ulnar podem ser encontradas entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna.
O cotovelo normal tem uma amplitude de 150°, sendo a extensão (esticar) normal de 0° e a flexão (dobrar) de 150°, com variações entre os indivíduos. Além do movimento de extensão/flexão, o cotovelo também pode perder os movimentos de rotação do antebraço (pronação/supinação), sendo o normal de 80º.
O Cotovelo é composto por 3 ossos, o úmero (osso do braço), a ulna (osso mais largo do antebraço) e o rádio (osso do mesmo lado do polegar). Esta é uma articulação em dobradiça, com função principal de fletir e extender (dobrar).
É comum observar-se um hematoma na região do cotovelo. A dor é intensa no início mas torna-se menos intensa ao fim de uma ou duas semanas. Pode ainda ocorrer inchaço na região anterior do cotovelo, perda de força na flexão e na torção.
O principal músculo responsável pela extensão do cotovelo é o tríceps. O movimento teste ocorre no plano sagital. Ao realizar este teste, evitar a flexão do ombro e observar a posição do antebraço, se não estiver na posição anatômica.
Amplitude articular do cotovelo Os principais músculos envolvidos são o bíceps braquial, o braquiorradial e o braquial.
Sua função é manter a posição da cabeça do rádio durante a pronação e a supinação.
O cotovelo é a articulação entre o braço e o antebraço, na extremidade superior dos primatas (ou membro anterior dos restantes vertebrados tetrápodes). É uma articulação complexa,além de ser parecido com o dos primatas, apesar de ligar apenas três ossos , o úmero à ulna e ao rádio .
Os únicos movimentos permitidos pelo cotovelo são flexão e extensão da articulação e rotação do raio. A amplitude de movimento do cotovelo é limitada pelo olécrano do cúbito, de modo que o cotovelo só pode estender-se a cerca de 180 graus. Sua flexão é limitada apenas pelos tecidos moles de compressão que rodeiam a articulação.
Qualquer exercício que envolve o seu cotovelo deve ser interrompido; se não souber exatamente como o machucou, evite tudo que cause dor ou desconforto no local. Procure usar o cotovelo afetado o menos possível e não faça movimentos que o irritem, como as atividades abaixo: [1]
No ser humano, as veias superficiais na curva do cotovelo são conspícuas e formam um 'M', no qual as hastes direitas são as veias radial e ulnar, enquanto que a haste oblíqua externa é a veia média cefálica e a interna a veia média basílica.
Como tirar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica?
Como funciona a assinatura social do Gran Cursos?
Como vincular contas na Ubisoft?
Quanto tempo leva a assistência da Apple?
Tem que tirar a casca do quiabo?
Como tirar mancha de esmalte de camurça?
Como tirar o relógio da tela de bloqueio do iPhone?
Como tirar esmalte de bota de camurça?
Como os gregos observavam o céu antigamente?
Como acabar com as estrias com óleo de amêndoas?
Como tirar o cheiro de enxofre do cabelo?
Como era o imposto antigamente?
Para que serve a gema de ovo no rosto?
Como os incas faziam suas construções?
Como tirar espinhas internas na orelha?
Como os humanistas se posicionavam em relação à religião e à Igreja?